Cerca de 30 mototaxistas tentaram linchar dois suspeitos de assaltos na tarde de ontem (22). Os homens estavam no centro da cidade quando foram vistos pelo grupo, que os perseguiu. Edmilson da Silva Cavalcante, 48, foi espancado nas proximidades do “Minhocão”, enquanto Edimilson, 32, foi capturado no bairro Trapiche. A turma enfurecida só não consumou o ato porque a Polícia Militar foi acionada. Linchamento é a execução sumária de um indivíduo sem procedimento judiciário legal e em detrimentos aos direitos básicos do cidadão.
O episódio foi motivado porque, somente neste mês, quatro mototaxistas foram assaltados, o que culminou em um protesto na terça-feira (21) em frente à delegacia-geral de polícia. Edmilson, que negou a autoria, foi levado para a delegacia. “Eles pegaram o cara errado”, disse o preso, pedindo para que os policiais o levassem para Pronto Socorro.
Luciano não teve a mesma sorte. Ele foi brutalmente espancado e pode estar com traumatismo craniano. Internando no Hospital do Juruá, até a noite de ontem estava inconsciente. “O meu irmão é dependente químico e, portanto, doente. Atire a primeira pedra aquele que nunca errou”, declarou uma irmã do suspeito. “Essa tentativa de assassinato vai ter as suas consequências”, garantiu ela.
Ainda na noite de ontem, a reportagem do jornal Tribuna do Juruá conversou com delegado Luís Antonini. Ele disse que desconhecia o crime, mas admitiu haver indícios da ocorrência. Antes da tentativa de linchamento, acompanhado pela mãe, um suspeito de assalto a mototaxistas se entregou na delegacia.
Tribuna do Juruá – Jorge Matal – Fotos: Clayton Zacarias