WhatsApp: (68) 9998-9802
sexta-feira, 7 de agosto de 2026
No Result
View All Result
24 °c
Cruzeiro do Sul
Tribuna do Juruá
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações
No Result
View All Result
Tribuna do Juruá
No Result
View All Result
Home Cruzeiro do Sul

Não à terceirização na exploração da madeira

cleonnildo by cleonnildo
29 de outubro de 2013
in Cruzeiro do Sul, Geral
0 0

madeiraO alto custo para a exploração da madeira no Acre tem feito com que os proprietários das áreas florestais deixem de ser protagonistas e passem a exercer um papel que coadjuvante no processo, recebendo compensações financeiras, que quase sempre não correspondem ao valor real que suas reservas florestais inexploradas representam ‘no papel’, antes de serem exploradas.

A decisão de explorar uma determinada região depende mais dos compradores (serrarias e indústrias de beneficiamento) do que dos proprietários das áreas florestais. São os compradores que possuem as máquinas, equipamentos e pessoal especializado, decidindo se vale ou não a pena explorar a madeira de uma ou várias propriedades, seja em projetos de assentamentos ou grandes fazendas de criação de gado.

madeira 2A terceirização da exploração tem se generalizado a tal ponto que hoje, a iniciativa de verificar o potencial madeireiro da floresta, bem como de elaborar e aprovar o plano de manejo está nas mãos dos que irão adquirir a madeira, seja para uso em suas próprias indústrias ou para revender para indústrias de terceiros.

Ao proprietário da floresta a ser explorada cabe apenas assinar as autorizações necessárias e atuar como mero observador do processo. Como argumentam os compradores, os vendedores de madeira não precisam investir seus recursos financeiros nem desperdiçar tempo procurando elaborar e aprovar os planos de exploração. Tudo fica a cargo das empresas exploradoras. Essa perspectiva de comodidade cobra, no final do processo de exploração, um alto preço para quem vende a madeira.

A terceirização faz com que o dono da área explorada embarque no processo de exploração de sua reserva florestal como um ‘parceiro’ das empresas que exploram a madeira, recebendo no final como pagamento apenas um percentual do volume da madeira retirada. Seu maior ou menor ganho financeiro irá depender de sua capacidade de negociação e conhecimento do processo de exploração.

Ele pode ser enganado. E as formas para isso ser feito podem ser variadas. Desde a alegação, por parte das empresas, de que tiveram um custo maior do que o esperado para a abertura das estradas para a exploração, até erros propositais que podem ser inseridos no plano de manejo com o objetivo de beneficiar os compradores. Isso inclui, por exemplo, fazer cubagem para menos nas árvores que serão exploradas, assim como identificar equivocadamente as espécies de modo que predominem aquelas com valor comercial inferior.

Uma iniciativa para garantir maior ganho para proprietários de pequenas áreas florestais é o manejo florestal comunitário. As organizações às quais estes pequenos proprietários estão ligados, especialmente os sindicatos e associações rurais, têm que ter a iniciativa de buscar parcerias com instituições que possam ajudar na elaboração e aprovação de planos de manejo de exploração dos recursos florestais de seus associados. Com esses planos aprovados, o poder de barganha desses produtores na hora de discutir seus ganhos financeiros com as empresas exploradoras será bem maior. É hora de agir para mudar o cenário sombrio da exploração madeireira no Acre.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Related Posts

Recebimento de Licença de Operação – JOSIAS O DA SILVA LTDA – EPP

by cleonnildo
18 de junho de 2026
0

JOSIAS O DA SILVA LTDA - EPP AREACRE Torna público...

Read moreDetails

Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária – Coopeguajará

by cleonnildo
12 de março de 2026
0

Read moreDetails

Mais lidas

  • Câmara de Vereadores dará inicio ao ano legislativo nesta terça-feira com Sessão Solene

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul abre 3ª edição do Campeonato Rural de Futebol

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Ilderlei Cordeiro realiza primeira viagem oficial em busca de liberação de recursos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Licençade Operação – Josias O. Da Silva Ltda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Romário Tavares assume interinamente a Prefeitura de Cruzeiro do Sul

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
CBCN

Estamos no Facebook

  • Quem somos
  • Divulgue seu negócio
Fale Conosco
(68) 3322-7302 / (68) 99998-9802

Copyright © 2019 Jornal Tribuna do Juruá. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações

Copyright © 2019 Jornal Tribuna do Juruá. Todos os direitos reservados.

Vá para versão mobile