Serão disponibilizadas mais de 100 vagas
O Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (Napi) abriu inscrições para o curso básico de Libras. As matrículas iniciaram na ultima terça-feira e se estendem até completar as vagas. Serão disponibilizadas 35 vagas para cada turno, sendo manhã, tarde e noite. Será feita ainda uma lista com cadastro de reserva.
O curso básico de libras é ministrado com base no livro de libras em contexto, sendo aplicada a parte teórica, que trata das leis, das doenças causadoras e dos níveis de surdez. Na parte prática é ministrado o estudo da língua de libras. O estudo é uma seqüência, que parte do básico, intermediário e em seguida o avançado.
“O básico apesar de ser o início da formação possibilita a comunicação através da língua de sinais”, explicou a formadora Fátima Silva.
O curso tem a duração de dois meses, sendo aplicado três horas diárias em quatro dias da semana. A equipe de formadores é composta por instrutores surdos, além de contar com a ajuda de intérpretes. No fim das aulas os alunos passam por uma avaliação e recebem o certificado reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação.
Após as três formações as pessoas já estão aptas a trabalharem como interpretes em sala de aula. O Decreto 5626, que regulamenta a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, reconhece o interprete como profissão, sendo obrigada a presença do profissional nas salas de aula que tiverem a presença de surdos.
“ O curso é muito importante para a comunicação entre a pessoa surda e o ouvinte. Atualmente já melhorou bastante a comunicação devido o auxílio dos interpretes. O aluno surdo pode aprender na sala de aula tendo o auxílio e apoio necessário”, destacou a formadora.
As inscrições podem ser feitas no Napi, localizado na Travessa da Várzea, 111, no Bairro da Várzea, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery