Esse é o 13º ano que o navio atende as comunidades isoladas de municípios acreanos
Pelo 13º ano o Navio de Assistência Hospitalar Dr. Nash Montenegro ancorou em Cruzeiro do Sul. A chegada aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (31). A equipes da Marinha do Brasil prestarão atendimento médico à comunidades ao longo do rio Juruá. Também são ministradas palestras com orientações sobre saúde, trabalhando dessa forma a prevenção.
O navio saiu de Manaus (AM) no dia 13 de janeiro, e dela para cá já atendeu mais de 1000 pessoas oferecendo quase 5.000 procedimentos em 22 comunidades de difícil acesso situadas ao longo do rio na área do Amazonas.
Na área odontológica serão realizados os procedimentos de limpeza, restauraçãoes, além da parte cirúrgica com extrações. Os dentistas enfatizam principalmente nas orientações, em busca de prevenir que as crianças de hoje necessitem extrair os dentes futuramente.
A prevenção é realizada não apenas na área odontológica, mas também nos atendimentos médicos através de orientações de bons hábitos para saúde. Já nos laboratórios podem ser realizados mais de 50 tipos diferentes de exames, entre hematologia, himunologia e urina, atendendo os exames de rotina, emergência e de pré natal.
Durante os próximos meses, os profissionais do “Navio Hospital”, como é mais conhecido pela população, oferecerão serviços médicos, odontológicos, realização de exames, vacinações, distribuição de medicamentos, e o diferencial, o exame de mamografia. Os atendimentos serão realizados nas comunidades de difícil acesso de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
De acordo com o comandante, capitão-de-corveta Calfa, a equipe está empenhada para desenvolver o melhor trabalho possível. Nesta segunda-feira (03) os profissionais já estarão concentrados na Comunidade São Pedro, em Cruzeiro do Sul.
“Esse atendimento é de fundamental importância pois leva saúde, leva atendimento aos carentes, as pessoas necessitadas que tem necessidade de locomoção de sair de sua comunidade e navegar as vezes por dias para conseguir ter atendimento em um centro urbano”, relatou o comandante do Navio Drº Montenegro.
Há 13 anos, o navio mantém um convênio entre a Marinha e o governo do Estado e Ministério da Saúde de grande significado, especialmente para as populações ribeirinhas, que devido o isolamento são os que mais necessitam dos atendimentos.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery