A fuga de presos tem se tornado rotina no presídio Manoel Nery em Cruzeiro do Sul. Quase sempre presos se aproveitam dos benefícios da lei de poder trabalhar na área externa do presídio para fugir. Nesta quita feira 22, por volta das 11h00min horas, mais dois presos que trabalhavam na roçagem e horta, aproveitaram vacilo da segurança e fugiram.
Paulo Roberto Araújo Campelo (Cuca) 29, que cumpre pena por homicídio de um taxista e trabalhava na horta, acompanhado de Ednardo Gaspar de Souza, que cumpre pena por tráfico de drogas e que trabalhava na roçagem da área externa fugiram sem ser visto pelos seguranças do local.
Após fugirem, a dupla abordou o taxista Jonas Vieira da Silva, que conduzia um spacefox, cor prata, nº 023, na rodovia AC-405 e foram até a casa da família de Cuca, localizada no Igarapé Preto, onde este pegou a quantia de R$400 reais em espécie e um revolver calibre 38 e informou aos familiares que estava fugindo para o Peru.
Quando Cuca retornou para o carro, o taxista percebeu de quem se tratava e desconfiou que a dupla estivesse em fuga. O taxista de aproveitou de uma passagem por um quebra-molas próximo ao Aeroporto Internacional da cidade, para reduzir a velocidade e pular do veículo. Cuca ainda correu atrás do taxista, mas desistiu, retornou ao carro e evadiu pela AC-405.
A direção do presídio só tomou conhecimento da fuga dos presos, após o taxista ligar para a unidade e relatar o fato ocorrido. Imediatamente agentes penitenciários e policiais militares iniciaram as buscas e por volta das 14h30min horas localizaram o veículo usado na fuga, abandonado, com o tanque vazio no ramal das bananeiras, que dá acesso ao Rio Paraná dos Mouras na fronteira com o Peru. As buscas aos fugitivos continuam nas imediações onde o carro foi encontrado.
Tribuna do Juruá – Adelcimar Carvalho