O novenário que comemorou o centenário da Paróquia reuniu milhares de devotos
Diante de muita emoção e fé foi assim que se encerrou o Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul, a tradicional procissão que encerra todos os anos a festa religiosa.
O evento teve início com a santa missa às 17h na Catedral de Nossa Senhora da Glória, onde a imagem foi coroada em uma belíssima apresentação no final da celebração. Nem mesmo a chuva que caiu no fim da tarde foi suficiente para reduzir o numero de fiéis que seguiram a imagem em procissão por dois quilômetros após a santa missa.
Com velas nas mãos e cantando os fiéis percorreram as principais ruas do centro, saindo da frente da Catedral, seguindo a Avenida Mâncio Lima, Boulevard Thaumaturgo, e descendo o Morro da Glória a procissão retornou para frente da paróquia.
Na descida do Morro da Glória os fiéis que não participaram da caminhada ficaram maravilhados com a visão que se tinha. Dona Dulce Lima de 81 anos de idade contou emocionada o quanto estava feliz em estar presente.
‘’Eu participo há mais de 30 anos da procissão este ano não pude acompanhar, pois a idade não permite, mas estou aqui para prestigiar essa festa religiosa tão bonita. Não somos adoradores, mas temos respeito e admiração por essa mulher tão importante, ’’ contou emocionada.
O novenário acontece desde 1918, três anos após a construção da catedral de Nossa Senhora da Glória, que foi construída em 1915, chegando neste ano ao seu centenário. O Bispo Dom Mosé Pontelo ressaltou a alegria que o novenário trás.
“Este ano diferente dos outros a participação foi ainda maior, considero o maior público de todos os tempos. Podemos dizer que foi um sucesso tanto na parte religiosa, como na social, como o arraial incentivado pelo Sebrae. Todas as noites a Igreja estava cheia de fiéis que realmente queriam ouvir a palavra de Deus e agradecer pelas conquistas e vitórias alcançadas”, destacou.
A organização do evento estima que aproximadamente 55 mil pessoas tenham participado da última noite de novenário. Já a polícia militar contabiliza em mais de 30 mil participando da procissão. A festa encerrou com a apresentação da banda “Ir ao Povo”.
Tribuna do Juruá – Uiliane Barbosa