Com a intenção de proporcionar melhoria na qualidade de vida e capacitações profissionais para os trabalhadores do setor de transporte, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC) firmou parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), o que garante a construção do prédio da entidade no município, com previsão de iniciar as obras até o início do mês de março. A prefeitura entra na parceria com a doação de um terreno do município, enquanto o Sest/Senat garante a construção do prédio.
O Prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB), acompanhado de seu vice Zequinha Lima (PP), recebeu em seu gabinete a equipe do Sest/Senat, o Senador Gladson Cameli (PP), o presidente da Câmara de Vereadores Romário Tavares (PMDB), além da a categoria do transporte, representada pelos diversos setores, como taxistas, mototaxistas, transporte coletivo, alternativo E caminhões. Na ocasião, o projeto foi apresentado para todos.
Os serviços oferecidos pelo Sest/Senat beneficiam não só a classe do transporte, como também os seus dependentes e comunidade em geral. O presidente da Associação dos Taxistas de Cruzeiro do Sul, Adriano Santos, considerou a parceria fundamental para toda classe. “É muito bom, pois vai capacitar mais a nossa classe. Eles beneficiam todos os trabalhadores do transporte, e isso é muito bom, pois quando queríamos nos capacitar era preciso vir equipes de Rio Branco”, falou o presidente.
Getúlio Diniz é proprietário de uma empresa de transporte alternativo. Para ele, a construção da instituição em Cruzeiro do Sul traz uma gama de benefícios, desde a economia com o investimento em cursos profissionalizantes, até atendimentos de saúde. “É uma boa notícia, e ficamos felizes que o prefeito Ilderlei Cordeiro tenha fechado essa parceria com a instituição, pois traz inúmeros benefícios para todos”, relatou.
As entidades oferecem cursos e serviços especializados, garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho. O supervisor do Conselho Regional Norte 1, Demétrios Viana, enfatizou que a previsão é iniciar a construção da estrutura até o mês de março.
“É um grande investimento. Essa unidade operacional vai gerar emprego e renda, desde o processo de construção da unidade, e posteriormente na contratação do quadro de funcionários, que é realizado um processo seletivo. A intenção é essa, gerar emprego e renda, qualificar o trabalhador do segmento do transporte e para a população em geral que tenha interesse em se qualificar nessa área”, destacou.
A diretora do Sest/Senat em Rio Branco, Socorro Vale, enfatizou que assistência ao trabalhador prioriza, ainda, na área de saúde, esporte, lazer e cultura, a prevenção de doenças, a promoção e a preservação das condições saudáveis dos indivíduos, o bem estar físico e mental e a inclusão e integração do indivíduo na sociedade.
“Foi muito proveitosa nossa reunião com o prefeito e o senador. Foi fechada a doação do terreno para nossa unidade. Isso traz um grande benefício, pois gera emprego, e teremos a oportunidade de qualificar os trabalhadores e transporte”, enfatizou a diretora.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, explicou que a prefeitura já está avaliando um terreno para doação, que deve seguir para posterior avaliação da doação junto à Câmara Municipal de Vereadores, e se aprovado a instituição já pode iniciar a construção do local.
“É uma grande felicidade já no início da nossa gestão firmar essa parceria com o Sest/Senat, esta entidade tão importante para classe profissional do transporte. Com a construção desta obra, nosso município só tem a ganhar, pois é mais uma fonte de renda e trabalho, desde a mão de obra empregada na edificação do lugar, quando forem contratar profissionais, e ainda quando formarem diversas pessoas capacitadas para atender as demandas locais. É uma obra que vai beneficiar nossos irmãos cruzeirenses e todos os municípios do Vale do Juruá”, finalizou o prefeito Ilderlei Cordeiro.
Assessoria de Comunicação