Diariamente são mais de 20 PMs que fazem a segurança na região do comércio.
A presença de pessoas na área comercial é sinal que existe um grande volume de dinheiro em circulação. Isso, além de aquecer a economia local, diga-se de passagem, não vai muito bem, atrai também o interesse de criminosos. Pesando nisso, o comando da policia militar de Cruzeiro do Sul deu início nesta segunda-feira, 19, a segunda fase da Operação Pai Noel na área central.
“Aqui, a gente tinha fechar o comercio cedo por conta do risco de sermos assaltados. O pivete passa aí na frente, pega bolsa, mochila e corre”, contou dona Tereza, comerciante há mais de 20 anos, no Mercadinho Joãozinho Melo.
“Depois que aconteceu um assalto a um mercado aqui próximo, todo mundo ficou com medo. Mas, com apoio dos policiais fazendo rondas por aqui, da pra dizer que estamos seguros. O problema é que, nesse período o movimento de clientes se estende até mais tarde e, por isso, necessitamos da presença dos soldados até o fechamento das lojas”, disse Seu Manoel, comerciante local.
Por conta disso, o comerciante Chico Andrade não quis se arriscar, ele contratou segurança particular.
“Depois das seis horas, ainda existe clientes dentro da loja, pelo contrário, a polícia já não está fazendo patrulhamento das ruas, isso facilita a ação de criminosos. Resolvi não arriscar e contratei segurança para as minhas duas lojas”, contou Chico Andrade.
Segundo Major Moura, comandante do 6ºBPM, mesmo com segurança reforçada nessas áreas é preciso que os empresários fiquem sempre em alerta, principalmente no manuseio e transporte de grandes valores.
Moura, acrescentou que o policiamento ostensivo também será intensificado nos bairros e regiões periféricas. Para o próximo dia 25 de dezembro a expectativa é que o número de policias na região do centro seja dobrado.
Tribuna do Juruá