Policiais federais realizaram nesta quarta-feira, dia 22/08, uma mobilização em frente à Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul. A classe de agentes, escrivães e papiloscopistas do órgão reivindicam a reestruturação de carreira e que as atribuições de nível superior já desempenhadas estejam previstas em lei. Hoje elas estão discriminadas na Portaria nº 523 de 1989 do Departamento, estando, segundo os policiais, defasada. A mobilização acompanha o movimento nacional que se iniciou essa semana, sob a orientação da FENAPEF – Federação Nacional dos Policiais Federais.
Os policiais mantiveram todos os serviços essenciais, como atendimento ao público, emissão de passaportes emergenciais e procedimentos para lavratura de flagrante. Toda a população que se dirigia à Delegacia foi esclarecida sobre o movimento e tratada de maneira cordial pelos agentes mobilizados.
O SINPOFAC – Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Acre informa que o ato está de acordo com o ordenamento jurídico vigente, sobretudo quanto ao Mandado de Injunção nº 20-DF, de 2007 (STF) e Artigos 3º, parágrafo único, e artigo 13, da Lei 7.7783/1989. Assim sendo, o efetivo mínimo para a garantia dos serviços básicos e essenciais serão conservados, dentre esses o serviço de plantão e o cumprimento das Ordens de Missão vigentes.
Assessoria