Presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul diz que portal vai servir para população ver que recursos são tratados com seriedade.
Recentemente o Ministério Público Estadual solicitou a Câmara de Vereadores do município à instalação do Portal da Transparência. O promotor Rodrigo Fontoura de Carvalho ressaltou que a população deve saber quanto custa a Câmara de vereadores para o município, o salário de cada vereador, como é gasto o dinheiro, o valor fornecido para gastos com combustível, diárias, verbas de gabinete e aquisição e locação de bens móveis e imóveis.
A criação do portal da transparência é uma disposição da lei de responsabilidade fiscal (Lei Complementar n°101/2000, e a Lei Complementar n° 131/2009) que dispões sobre a criação deste dispositivo.
O presidente da Câmara, Celson Lima Verde, disse que nos próximos 3 meses o portal estará instalado. Ele informou que está otimista para inaugurar o novo sistema que vai servir para a população fiscalizar seus representantes. Segundo Lima Verde, a legislação fiscal da direito ao cidadão de saber como os recursos públicos são utilizados.
Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, a Prefeitura repassa anualmente para a Câmara de Vereadores mais de R$ 2,6 milhões que são gastos com pagamento de servidores, despesas da casa e com o salário dos vereadores e assessores.
De acordo com o presidente, os vereadores muitas vezes são julgados de forma errada pela população. “Muita gente pensa que nós ganhamos muito dinheiro, o nosso salário é de R$ 4.500. Esse recurso que a Prefeitura passa para câmara é para cobrir as despesas da casa e quando sobra é devolvido para a Prefeitura. Por isso que o portal da transparência vai ser bom também para nós, porque a população estará melhor informada a esse respeito” explicou o Celso Lima Verde.
www.tribunadojurua.com – Francisco Rocha