A Campanha de Vacinação será encerrada nesta sexta-feira (21). A secretaria Municipal de Saúde recomenda que todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade que ainda não foram vacinadas sejam encaminhadas a uma unidade básica de Saúde (UBS).
Até o momento, foram vacinadas no Estado do Acre 69% das crianças. Em Cruzeiro do Sul, o percentual chega a 75%. No entanto, o Departamento de Imunização ainda mantém-se alerta quanto ao número de crianças que ainda não foram imunizadas.
“Assim como em anos anteriores estão empenhados no trabalho de imunizar nossas crianças. Neste ano, nossa meta é aplicar mais de oito mil doses. E para isso, precisamos dos pais no sentido de ter consciência quanto a importância da prevenção. Se nós não vacinarmos nossas crianças, corremos o risco da pólio voltar”. Destacou a coordenadora do Departamento de Imunização, Janaína Negreiros.
No Brasil não há registro casos de poliomielite há 24 anos. Entretanto, ainda há o risco do vírus ser importado de outros países que ainda registram a doença.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.
RESTRIÇÕES DA GOTINHA
As restrições às gotinhas contra a poliomielite ficam para as crianças que estiverem com infecções agudas, febre acima de 38 ºC ou vomitando, tiverem alergia a algum componente da vacina, as que já apresentaram reação anormal às gotinhas e aquelas com deficiência imunológica em tratamento com imunossupressores. A orientação, nesses casos, é consultar o pediatra da criança sobre a conduta mais adequada.