Trabalho realizado desde o início de 2009 nas propriedades rurais de Cruzeiro do Sul, tem resultado em um amento significativo da produção agrícola, cultivo de novas variedades e mercado abastecido.
Os tratores agrícolas da Prefeitura de Cruzeiro do Sul entraram em ação, nos primeiros dias do verão desse ano. O serviço de mecanização da terra só pode ser realizado no período de estiagem, com a terra seca, os tratores trafegam pelas áreas de plantio sem correr risco de atolar, que é o que acontece quando o solo fica encharcado.
As primeiras comunidades a serem atendidas, são as que fazem parte das seis vilas localizadas na zona rural de Cruzeiro do Sul. Com a ajuda dos subprefeitos desses vilarejos, a Secretaria Municipal de Agricultura, fez um levantamento das comunidades que tem maior volume de produção e mais áreas aptas para a mecanização. Além das vilas, o município também está atendendo agricultores da Colônia Moura Piranga e vai atender comunidades da BR-307.
Recentemente o prefeito Vagner Sales esteve acompanhado do secretário de agricultura, Erni Dombroswski e do vereador, Gilvan Freitas, fiscalizando os trabalhos na Vila São Pedro. “Eu estou feliz porque os resultados têm sido positivos até agora. Depois que expandimos esse trabalho de mecanização temos visto um acréscimo na produção. A terra mecanizada significa menos trabalho para os agricultores e mais farinha sendo exportada, mais melancia nos mercados, feijão, banana, enfim, ganha os produtores e os consumidores que têm mais opções e produtos de melhor qualidade”, comentou o prefeito.
Seu Manoel Felipe, morador na Vila São Pedro, trabalha no cultivo de algumas frutas, mas é do plantio de mandioca que ele tira o sustento da família. “Sem dúvida a mecanização ajuda bastante, temos menos trabalho, podemos plantar outros produtos e a terra produz muita mais”, explicou o agricultor.
Assessoria