Nesta sexta-feira, na sede do MORHAN – Movimento de Reintegração das Pessoas portadores de Hanseníase, o Prefeito Vagner Sales, em companhia do Vice Mazinho Santiago, além do Senador Sergio Petecão, do Deputado Federal Flaviano Melo, da Deputada Estadual Antônia Sales, Secretários e dezenas de pessoas ligadas ao movimento, fez a entrega de um carro tipo van, com capacidade para 16 passageiros, que irá atender as necessidades da instituição em Cruzeiro do Sul, resultado de uma emenda parlamentar no valor de 150 mil reais, do Deputado Federal Flaviano Melo, do PMDB.
Com a entrega do veiculo o Prefeito cumpre mais um compromisso firmado a partir da solicitação dos dirigentes com vistas a atender as demandas da entidade nas campanhas de esclarecimento e palestras ministradas nas escolas, orientando sobre como se defender da doença e até mesmo minimizar o sofrimento de pessoas que dependiam de uma viatura para locomoção.
Para os integrantes do MORHAN foi um dia de festa. Segundo o Coordenador Estadual Elson Dias, entre os 70 MORHANS de todo Brasil, o de Cruzeiro do Sul é referência no país já que é o primeiro a possuir um carro próprio para suas demandas. “A nossa maior dificuldade era de locomoção. Esse era o principal entrave para os trabalhos de mobilização, visitas e palestras de combate ao preconceito. Com essa iniciativa da prefeitura e do prefeito que tem sido um parceiro de primeira hora do nosso movimento, vencemos mais essa batalha. Agora poderemos realizar um trabalho muito mais efetivo”, destacou.
Outro dirigente, Manuel Alves que é vice-coordenador estadual, disse que agora as ladeiras de Cruzeiro do Sul, não mais serão problemas para os portadores de hanseníase. Manuel que também é um dos dirigentes locais destacou a preocupação de todos no sentido de que seja feito um bom uso do veículo por aqueles que sempre reclamaram das dificuldades de locomoção. “Não foi uma vez nem duas que nós passamos dificuldades na visitas aos nossos irmãos deficientes. Agradecemos muito a sensibilidade do nosso prefeito e do Deputado Federal Flaviano Melo por nos proporcionar esse maravilhoso presente. Nós nos comprometemos a utilizar esse veículo com muito carinho e com muito cuidado pra que a gente não venha sofrer nenhuma decepção. Vamos utilizá-lo em favor do movimento”, destacou. Ele disse ainda que esse é o segundo sonho dos hansenianos que o prefeito realiza. “O primeiro sonho nosso foi a pavimentação das ruas do Bairro do Remanso que é um bairro que possui muitos portadores de hanseníase; o segundo é esse de hoje, com a entrega desse veiculo” afirmou.
Autor da emenda que garantiu o carro para a entidade, o Deputado Flaviano Melo disse que para ele o mais importante é ver um compromisso sendo honrado com um segmento da população, mais do que merecedora de ser lembrada e promovida pelo poder público. Flaviano tem sido um dos deputados federais que tem estendido a mão à prefeitura de Cruzeiro Sul, garantindo através de suas emendas condições para que o trabalho não pare no município.
O prefeito se disse feliz com o cumprimento de mais um compromisso, assumido e honrado com pessoas tão necessitadas. Conhecedor das dificuldades enfrentadas pelas pessoas afetadas pela hanseníase, principalmente no tocante a locomoção, Vagner Sales ressaltou a alegria de ver pessoas de idade já avançada comemorando a conquista da autonomia, uma vez que muitos delas dadas as condições financeiras, tinham que se submeter a rodar pelas ruas de moto taxi, colocando em risco a própria vida. “Pra nós tudo isso é motivo de contentamento. A Prefeitura estar aqui entregando esse veículo que eu sei que é um motivo de muita alegria para todos eles. Agora vai ficar mais fácil quando tiver que levar algum deles a uma repartição pública, a um banco, ir num posto de saúde, já que não tinham uma condução adequada. Só quem sabe disso é quem convive com eles no dia a dia. Hoje estamos aqui graças ao trabalho da nossa bancada federal, do nosso Deputado Flaviano Melo que sensibilizou-se com essa causa. Eu tenho certeza que esse veiculo vai servir muito para essas famílias que são portadoras de hanseníase”, concluiu o prefeito.
Assessoria