O município avança em estratégias com foco no acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O atendimento se destina preferencialmente às crianças e visa identificar os casos de trabalho infantil. Uma vez encontradas as famílias, o trabalho se desdobra a orientações e inclusão em benefícios sociais através da Secretaria de Assitência Social, com destaque ao programa Bolsa Família, do Governo Federal.
Nos últimos quatros anos, uma redução significativa nos casos de trabalho infantil chamou atenção da população cruzeirense. A presença de crianças pelas ruas realizando os mais diversos tipos de trabalho reduziu em cerca de 80% no município.
“ Em buscativas feitas no ano de 2009 encontramos pelas ruas crianças vendendo picolé, verduras, lanches a até mesmo quebrando concreto para ajudar na sobrevivência da família. Na área rural a situação também foi nas casas de farinha. Agora, os pequenos estão na escola e as famílias estão amparadas e ainda incluídas em programas sociais. A meta do prefeito Vagner é erradicar de modo definitivo, o trabalho infantil de Cruzeiro do Sul e para isso não estamos medindo esforços”, destacou Leônidas Fontes, coordenador do Creas.
Ainda de acordo com ele, a ação estratégica e rigosa do poder público em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social é base fundamental para o êxito do trabalho que vem sendo feito, por meio de serviços especializados e continuados que possam contribuir para assegurar proteção imediata e atendimento interdisciplinar, visando a integridade física, mental e social, além de fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família e das redes sociais de apoio a família.
Da redação