A Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Sul já definiu a data para o início do ano letivo e se prepara para realizar um concurso público simplificado para contratação de professores e servidores de apoio para preencher o quadro das escolas. Por enquanto a secretaria está providenciando as matrículas dos alunos e, após concluir, deve anunciar a data do certamente de acordo com um levantamento das necessidades de pessoal de todas as unidades de ensino.
As matrículas das escolas municipais estão em andamento e os pais têm até o final deste mês para fazer a inscrições dos alunos nos ensino infantil e fundamental. O novo secretário da Educação, Zequinha Lima, quem também é vice-prefeito, garante existem vagas para todos os alunos das duas modalidades de ensino e orienta que as famílias devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua para matricular os filhos.
Ao mesmo tempo em que recebe as inscrições dos alunos, o município também trabalha na organização da estrutura necessária para o início do ano letivo que tem data marcada para o dia 02 de março, nas escolas da zona urbana e para o mês de abril, nas escolas das comunidades rurais. De acordo com o secretário, para o fornecimento de merenda escolar ainda existem processos de licitação em vigor e as empresas já estão aptas a fornecer todos os produtos. A secretaria terá que abrir um novo processo para aluguel de transportes para escolas rurais e oito ônibus estão sendo revisados para atender os alunos da zona urbana.
O quadro de pessoal, professores e servidores de apoio, já está sendo montado. Em primeiro lugar, a secretaria vai definir a lotação dos servidores permanentes. Em seguida, de acordo com Zequinha, será realizado um concurso simplificado para a contratação temporária de novos servidores para preencher as vagas restantes.
“A data para a realização do concurso e outros detalhes ainda não temos porque estamos aguardando encerramento das matrículas para sabermos qual a real necessidade de pessoal para atender a quantidade de alunos que forem matriculados. Estamos fazendo tudo com o apoio do Ministério Público para que seja dentro da maior legalidade possível” – destacou Zequinha.
Lima anunciou ainda que, a prefeitura deverá convocar alguns candidatos que foram aprovados no último concurso para servidores permanentes para preencher vagas dos quadro de serventes e merendeiras.
“Temos um concurso efetivo que ainda tem validade até o dia 31 de janeiro. Então nós devemos convocar para preencher vagas, de acordo com a necessidade que a gente tem para que eles possam apresentar a documentação necessária. Para esses, apenas para serventes e merendeiras da zona urbana, vamos fazer contratos efetivos. O restante é provisório.” – informou o secretário.
Tribuna do Juruá