A obra foi reivindicada através de uma manifestação popular
Durante quatro dias os moradores da Comunidade Estirão do Remanso realizaram um protesto bloqueando a rua que dá acesso às obras da Petrobras e do Porto de Cruzeiro do Sul, reivindicando a abertura do Ramal para a comunidade. Nesta quarta-feira (09) as máquinas iniciaram os trabalhos no local.
Segundo José Artemes, representante da comunidade, a reivindicação era antiga. Após o inicio da construção da Petrobras, os dutos instalados no local impediam a passagem dos moradores até a comunidade.
“ Hoje graças a Deus toda comunidade está alegre porque nós conseguimos o que nós batalhamos. Há dois anos que nós lutamos por isso, e hoje nós vemos a máquina trabalhar fazendo nossa estrada e conseguindo a nossa conquista”, afirmou o representante da comunidade.
Depois de uma reunião realizada na segunda-feira (07) entre Ministério Público, Prefeitura, Empresa UTC e moradores foi firmado um acordo para desobstrução da via e consequentemente abertura do acesso para os moradores. A prefeitura se comprometeu a fazer a abertura do caminho e cobrir com camada vegetal.
“Ficou acertado que será construído por etapas. A primeira nós vamos fazer o acesso que estamos começando hoje e vamos fazer a recuperação do trecho do ramal que dá acesso à comunidade, na segunda etapa a Petrobras vai fazer um pequeno viaduto sob a tubulação para que possa garantir a passagem de pessoas, máquinas e viaturas para o lugar, a terceira etapa vai ser a regularização e revestimento com camada vegetal”
A previsão é de que até sexta-feira (11) a prefeitura entregue a primeira etapa da obra.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery