A cidade de Cruzeiro do Sul foi dividida em dois setores para facilitar os serviços de limpeza de ruas durante os meses de inverno. Em cada setor, uma frente de serviço, com mais de cinquenta homens, trabalha diariamente para manter a cidade limpa fazendo a roçagem, recolhendo lixo e removendo o entulho.
Dois objetivos levaram a Prefeitura a ampliar a estrutura de limpeza urbana nesse período. Primeiro, porque durante o inverno o mato cresce rápido e é preciso roçar com mais frequência. Segundo, devido o grande de número de casos de dengue registrados que leva à necessidade de eliminar os locais que acumulam água e servem de local de reprodução do mosquito que transmite a doença.
“O prefeito se reuniu conosco e determinou que déssemos atenção para a limpeza da cidade e estamos fazendo isso. Dividimos da cidade em duas partes para facilitar o trabalho e isso está possibilitando que a limpeza seja feita de forma mais rápida” – explicou o coordenador do Departamento de Limpeza Pública, Sérgio Moura.
Os trabalhadores devem levar um período de 30 dias para concluir a limpeza em todos os bairros. O coordenador do departamento orientou que a população também deve fazer a sua parte para que a os serviços alcancem os objetivos esperados.
“Pedimos aos moradores que retirem todo o lixo e entulho de seus quintais e coloquem em frente das casas, para que, quando estivermos coletando o mato e a sujeira das ruas, possamos levar também o que for retirado dos terrenos da população. Esse é o melhor momento para isso, porque nos ajuda para fazermos uma limpeza geral em toda cidade, em um mesmo momento” – conclamou Moura.
Tribuna do Juruá