Na manhã de segunda-feira (05) o prefeito Vagner Sales, acompanhado da Secretária de Saúde Lucila Bruneta e da coordenadora do setor de vigilância epidemiológica, Milena Lopes, lançou a Campanha “10 Minutos Contra a Dengue” em Cruzeiro do Sul (AC). O lançamento aconteceu no galpão da secretária de limpeza, onde os mais de 150 funcionários envolvidos na ação receberam as primeiras instruções.
A prefeitura deverá iniciar as atividades com as limpezas de ruas e quintais do bairro da Várzea, um dos mais afetados com a doença, em seguida fazer o recolhimento dos entulhos. A prefeitura pede ainda a colaboração da população que possa recolher o lixo das residências e colocar na rua para ser coletado pelo caminhão.
Em conjunto com as ações de limpeza a Secretaria de Saúde desenvolveu a Campanha 10 Minutos Contra a Dengue, que pretende fazer os moradores colaborarem com as atividades de prevenção à dengue. Através de um adesivo indicando diversas ações a população ficará orientada sobre o que deve fazer para evitar a doença.
“Nós esperamos que eles realmente façam sua parte. Grudem esses adesivos na geladeira e façam as atividades que estão descritas lá, para que dessa forma possamos combater o mosquito da dengue”, falou a secretária de saúde Lucila Bruneta.
Mais de 150 homens estão envolvidos na luta contra a dengue em Cruzeiro do Sul, para o prefeito Vagner Sales a ação é uma verdadeira guerra.
“ A secretaria com seus funcionários e nossos técnicos, já estão há mais de 40 dias nesse trabalho de combate à dengue no município. Hoje a dengue não é mais novidade, está na nossa cidade, e ela mata, por isso temos que fazer esse combate. E naturalmente como a gente ver que o índice aumenta a cada dia, agora nós mobilizamos uma quantidade maior de pessoas, estamos com uma equipe completa, que iremos andar pelos bairros, começando pelos que tem maior casos. É uma verdadeira guerra contra o mosquito da dengue em Cruzeiro do Sul. Quero dizer que o combate a dengue não se dá apenas por nós, mas por toda população”, falou o prefeito Vagner Sales.
Tribuna do Juruá