Durante a reunião foi realizado o sorteio da ordem de apresentação
Com a finalidade de promover, incentivar e desenvolver uma das mais populares manifestações da cultura nordestina e estimular a cultura regional, a comissão organizadora do Festival de Quadrilhas Juninas de Cruzeiro do Sul (AC) realizou na tarde de terça-feira(09) uma reunião com os representantes dos grupos participantes do evento. Os organizadores e representantes se reuniram na Escola de Informática Mustafa de Almeida Tobu para esclarecer dúvidas e realizarem o sorteio da ordem de apresentação.
O festival acontece nesta sexta-feira(12), sábado(13) e domingo (14) na Praça do Centro Cultura a partir das 20 h. Na primeira noite se apresentam os grupos Deu no Aro de Guajará, Espalha Brasa de Rodrigues Alves, Girassol, Mexe Mexe e Grupo Alegria de Cruzeiro do Sul. No sábado serão realizadas as danças das quadrilhas Arrasta Pé de Rodrigues Alves, Explode Coração, Escapole e Santa Terezinha.
“ Estamos em uma expectativa muito boa, estamos ensaiando e nossas crianças farão uma bela apresentação para alegrar a sociedade cruzeirense”, falou a representante da quadrilha junina Alegria, Maria Deli.
Serão classificadas duas quadrilhas em cada noite, as quatro finalistas competem na grande final que acontece no domingo, onde serão premiadas as três primeiras colocadas. Diferente de outros municípios, Cruzeiro do Sul abre espaço para a participação e premiação igual para qualquer cidade do Vale do Juruá. O festival deste ano conta com a participação de três grupos de dança de outros municípios vizinhos.
“ É importante a realização desses festivais, temos a herança nordestina onde é bastante desenvolvido esse tipo de dança. E no objetivo de valorizar a cultura da nossa região e os grupos que se preparam durante o ano a Prefeitura organiza esse belo festival”, explicou Flávio Rosas, membro da comissão organizadora do evento.
Pelo 2º ano o Festival de Quadrilhas Juninas é realizado durante a gestão do prefeito Vagner Sales. Investir na Cultuar é sinônimo de resgate de valores. Durante o evento será realizada ainda a feira de comidas típicas, apresentações no palco central e exposição de artesanatos.
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrerem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa teve origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery