A direção estadual do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (SINDACS) afastou de suas funções o representante do núcleo da categoria no Vale do Juruá, Jairo Benites, durante assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 2. Segundo a coordenação geral do Sindacs diversas denúncias advindas da própria categoria relatavam mal uso de recursos do sindicato e de desvios de parte do dinheiro que era repassado pela coordenação estadual para o núcleo local.
“Existe de fato várias provas que comprovam que houve indícios de desvios de dinheiro do sindicato por parte do gestor local. Ele prestou conta no valor de R$900, sendo que a coordenação estadual repassava R$1200, mensalmente. De ante das denúncias foi conversado com o setor jurídico e decidimos por afastá-lo de suas funções até que os fatos sejam apurados, após esse procedimento será convocada uma nova assembleia para que toda categoria decida pela permanência ou destituição do presidente local afastado”, informou.
A assembleia geral foi bastante tumultuada e houve muito bate-boca entre representantes e plateia.
Jairo Benites presidente do SINDACS no Vale do Juruá teve que ouvir as acusações diante do público formado por mais de cem colegas de classe. O líder sindical se defendeu e disse que está sendo vítima de perseguição por parte da coordenação estadual.
“Essa mulher está pretendendo desarticular e retirar núcleo do sindicato do Juruá. Quanto às denúncias feitas à minha pessoa vamos procurar nossos direitos e provar que somos inocentes e que todo recurso utilizado durante a minha gestão foi gasto à serviço do sindicato da categoria”, se defendeu.
Tribuna do Juruá