WhatsApp: (68) 9998-9802
terça-feira, 28 de julho de 2026
No Result
View All Result
24 °c
Cruzeiro do Sul
Tribuna do Juruá
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações
No Result
View All Result
Tribuna do Juruá
No Result
View All Result
Home Cruzeiro do Sul

Primeira etapa do Programa Mais Médicos beneficia Saúde Indígena do Juruá com uma médica

cleonnildo by cleonnildo
2 de outubro de 2013
in Cruzeiro do Sul, Geral
0 0

Por enquanto a Secretaria Municipal de Saúde não foi beneficiada com os profissionais

drº sonia gonzalezA médica cubana, Drª Sônia Gonzalez, chegou esta semana em Cruzeiro do Sul através do Programa do Governo Federal “Mais Médicos”.  A profissional atuará no Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá (DSEI-ARJ), atendendo 3 aldeias do município de Porto Walter. Sonia Gonzalez é médica clínica geral, formada em Santiago, na Cuba, e já atua na área à 25 anos, já tendo trabalhado durante 7 anos na Venezuela . Pela primeira vez a médica atuará no Brasil

“Quando eu conheci a necessidade do Brasil, da população indígena, para nós a solidariedade, humanismo e o internacionalismo para outras populações é muito gratificante e importante. E decidimos trabalhar lá com muito amor, dedicação e humanidade”, falou a médica cubana ao explicar a motivação da sua vinda ao Brasil.

1375629935276-medico-aldeiaSegundo o coordenador distrital do Alto Rio Juruá, Erick Daniel, a vaga para trabalhar nas aldeias no município de Porto Walter ficou disponibilizada pelo período de um ano e meio, e nesse tempo nenhum profissional se habilitou a trabalhar no local.  Foram solicitados pelo DSEI-ARJ , através do Programa Mais Médicos, 6 médicos para atuarem na saúde indígena. Até o momento apenas uma médica foi selecionada para trabalhar na região, mas o programa é contínuo, possibilitando ao gestor da unidade refazer os pedidos, de 45 em 45 dias, até completar o quadro necessário de profissionais.

erick daniel“Agora com a vinda desses profissionais nós acreditamos que o atendimento vai melhorar nas comunidades indígenas. A nossa equipe é formada por odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, agora com mais um profissional médico, vem se compor e formar a nossa equipe de atenção primária.

Como as aldeias não tem estrutura suficiente para que os médicos possam morar, a DSEI disponibilizará barcos e estrutura necessária para a atuação desses profissionais.

programa mais medicosJá a Secretaria Municipal de Saúde não recebeu nenhum médico, até o momento, através do programa nesta primeira etapa. Segundo a secretária municipal de saúde, Lucila Bruneta, foram solicitados 15 médicos, através de um número estipulado pelo Ministério da Saúde, tendo como base o número de habitantes de cada município. No primeiro momento foram disponibilizados dois médicos para o município, mas a secretária ainda desconhece os motivos que impediram os profissionais de chegarem à cidade.

lucila bruneta“Por algum motivo imagino que eles não tenham atendido às exigências, e agora estamos aguardando novas inscrições em busca de alguém que se candidate à Cruzeiro do Sul. Nós inscrevemos 15 unidades, apesar de estarmos com as equipes completas, nós pretendemos ampliar os serviços, criando mais equipes de saúde que possam atender principalmente a zona rural”

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

As vagas foram oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Related Posts

Recebimento de Licença de Operação – JOSIAS O DA SILVA LTDA – EPP

by cleonnildo
18 de junho de 2026
0

JOSIAS O DA SILVA LTDA - EPP AREACRE Torna público...

Read moreDetails

Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária – Coopeguajará

by cleonnildo
12 de março de 2026
0

Read moreDetails

Mais lidas

  • 0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Licença Ambiental Única – JOSIAS O DA SILVA LTDA

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Licença de Operação – Amazônia Comércio de Derivados de Petróleo LTDA

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • TJAC doa móveis para Lar dos Vicentinos em Cruzeiro do Sul

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Prefeitura de Mâncio Lima define estratégias de segurança para as festividades dos 48 anos da cidade

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
CBCN

Estamos no Facebook

  • Quem somos
  • Divulgue seu negócio
Fale Conosco
(68) 3322-7302 / (68) 99998-9802

Copyright © 2019 Jornal Tribuna do Juruá. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • HOME
  • CIDADES
    • Cruzeiro do Sul
    • Feijó
    • Rodrigues Alves
    • Mâncio Lima
    • Marechal Thaumaturgo
    • Porto Walter
    • Tarauacá
  • ACRE
  • BRASIL
  • GERAL
  • POLÍTICA
  • POLICIAL
  • EDUCAÇÃO
  • ESPORTES
  • EDITAS
    • Licenças Ambientais
    • Licitações

Copyright © 2019 Jornal Tribuna do Juruá. Todos os direitos reservados.

Vá para versão mobile