Pés na lama, dificuldades de ir e vir, falta de água tratada; esses são problemas que estão com os dias contados em Cruzeiro do sul, se depender do Programa Ruas do Povo.
No último final de semana o diretor presidente do DEPASA – Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento, Gildo César esteve no Município reunido com as lideranças de bairro. O objetivo foi ouvir as lideranças comunitárias para definir que bairros farão parte da primeira etapa do programa.
Ao final da reunião ficou acertado que Aeroporto Velho, Miritizal, Telégrafo, Cruzeirão e Remanso, são os bairros apontados como prioritários para fazer parte da primeira etapa de trabalho do programa Ruas do Povo em Cruzeiro do Sul. Os trabalhos de asfaltamento de ruas e serviço de abastecimento de água terão inicio tão logo passe o período invernoso.
Na rua conhecida como Ramal da Preguiça no bairro do Miritizal, ironicamente nessa rua, as pessoas tem que demonstrar muita disposição para enfrentar lamaçal e muita água represada no único acesso as casas das mais de trinta famílias que lá residem. A dona de casa Maria Célia conta que outro problema que enfrentam nessa rua é a falta da água tratada, por essa razão ela conta que precisa sair de casa quase todos os dias para buscar água em um balde para beber e fazer a comida, na casa de outros moradores do bairro, “aqui é assim, eu uso água da chuva pra tudo, quando não, venho pegar água na casa dos outros e as vezes até lavar roupa na casa dos vizinhos”.
O morador Marcos Pereira comenta que a realização do Programa Ruas do Povo é aguardado com ansiedade pelos moradores do Bairro, principalmente no ramal da Preguiça, onde as dificuldades de acesso são maiores e a água parada no caminho está trazendo doenças de pele para os moradores, “nós queremos demais que essa realidade aqui mude logo, a gente tem que enfrentar essa lama e essa água se quiser sair de casa e tem muita gente já com muita coceira no corpo por causa dessa água”, relatou.
O Diretor Presidente do DEPASA Gildo César destacou que todas as ruas não apenas de Cruzeiro do Sul mas de municípios vizinhos serão asfaltadas pelo governo até 2014. Só em Cruzeiro do Sul serão construídas ou asfaltadas cerca de 200 ruas e incluindo o saneamento básico com a perfuração de poços, 38 milhões de reais serão investidos no município, nesse primeiro momento, “É um investimento significativo para essa cidade só nesse primeiro lote de serviço e nós ainda estamos pleiteando convenio junto ao Ministério da Saúde via FUNASA para fazer esgotamento sanitário para Cruzeiro do Sul, que tem muita necessidade desse serviço”, afirmou.
Tribuna do Juruá – Luciana Teixeira