Ministério da Saúde implanta modelo de saúde atuante fluvial de Cruzeiro do Sul em outras regiões do país. A iniciativa pioneira é utilizada como estratégia para ampliar o acesso da população ribeirinha à saúde.
A premissa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, de que a saúde tem que chegar cada vez mais perto da população, tem sido cumprida a risca pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, que vem implantando o Sistema de Saúde mais ousado que Cruzeiro do Sul já viu.
Em outubro de 2012, o modelo de atendimento ribeirinho adotado fez história a ponto de ser absorvido pelo Ministério da Saúde e agora ser referência nacional para outras regiões do país.
Focado nas dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores rurais, devido os longos anos de esquecimento, a prefeitura determinou a criação de uma equipe de saúde atuante fluvial que percorre os principais rios, levando atendimento em saúde a todas as comunidades ribeirinhas.
A equipe, hoje designada Unidade de Saúde da Família Fluvial, composta por médico, dentista, enfermeiro, microscopista, vacinadores, e técnicos de enfermagem num total de 15 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, além de farmácia completa, prestam os mais diversos tipos de atendimentos nos rios e igarapés pertencentes ao município de Cruzeiro do Sul.
Durante o atendimento que dura em média 15 dias, são oferecidos serviços em saúde como: extração dentaria consultas médicas, coleta de preventivos, exames pré-natal, testes de diabetes, curativos, inalação, vacinação, exames de malária, tuberculose, hanseníase e leishmaniose.
Segundo a coordenação do programa a cada atendimento é como se fosse uma festa nas comunidades atendidas. A população recebe a equipe com carinho e entusiasmo. Eles sabem a diferença que faz o atendimento recebido na porta de casa sem ter que se deslocar até a sede do município para fazer uma consulta médica ou outro tipo de atendimento em saúde, porque têm a certeza de que o atendimento vai chegar, no dia certo na comunidade programada.
Nos últimos 5 anos foram realizados um total de 69.595 atendimentos entre consultas clínicas e odontológicas, vacinação, consultas e atendimentos de enfermagem e exames de malária. Só em 2013 foram 6.862 atendimentos realizados pela saúde itinerante do município.
Para os profissionais que atentem no barco da saúde, este é um trabalho feito com amor. Além do atendimento, o vinculo proporciona a equipe uma grande amizade e aproximação com a população atendida. “Além de fazer o atendimento as pessoas confiam tanto na nossa equipe que elas nos veem não só como equipe de saúde, mas também fazem desabafos, buscam orientações e outros atendimentos de outras dos da saúde”, explica um dos funcionários.
O mais importante é que todo o atendimento que a equipe faz nos rios, se estende a eventuais atendimentos na cidade, nos casos de encaminhamento para Cruzeiro do Sul, até o retorno as comunidades.
Assessoria de Comunicação