Cerca de 40 famílias residem no local
A prefeitura de Cruzeiro do Sul deu início as obras de pavimentação do Projeto de Assentamento Cinturão Verde. Mais de 40 famílias serão beneficiadas com a pavimentação.
O Projeto de assentamento foi criado em 1998, através de recurso da Caixa Econômica Federal (CEF), durante a administração do ex-prefeito Aluízio Bezerra. Em 2000, 36 famílias foram assentadas no local. Devido a precariedade e o difícil acesso encontrado pela população ao longo do tempo, muitos moradores abandonaram ou venderam suas moradias.
Em 2006 o projeto de assentamento foi beneficiado com a implantação da rede de energia elétrica, e em 2007 foi realizada a abertura do ramal por intermédio do poder executivo.
Em 2008, através de recursos próprios, a Prefeita Zila Bezerra iniciou a pavimentação que deveria beneficiar todo o ramal, com extensão de 3 km. Mas, o trabalho foi abandonado, sendo asfaltado apenas um trecho inferior a 100 metros de acordo com os moradores.
Durante a administração do prefeito Vagner Sales, a comunidade foi beneficiada todos os anos com serviço paliativo, sistema de iluminação pública, limpeza através de mutirões e recuperação de um poço artesiano e reparos na escola Municipal Inency Mororó, que abastece a comunidade com água tratada.
A população do local ficou satisfeita com o anuncio da pavimentação do ramal. O anúncio trouxe alegria à comunidade que por tanto tempo viveu isolada e sem qualquer tipo de benefício.
“Nós tínhamos muita dificuldades devido a falta de no acesso do ramal, principalmente no período de inverno, que não dava acesso nenhum. As dificuldades eram muitas, desde ir para escola, ir para o trabalho, receber um atendimento médico. Todos estão muito ansiosos para ver esse sonho realizado” disse o morador Érico de Oliveira.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery