Além de Cruzeiro do Sul, o projeto de música clássica foi realizado em quatro capitais do Brasil, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Manaus. O repertório foi montado em obras sacras restauradas de compositores brasileiros.
Na noite dessa quinta-feira, 20, o Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, foi cenário da edição projeto itinerante de música clássica “Música Barroca na Estrada”. Centenas de pessoas compareceram ao evento que contou com orquestra e coro.
O Projeto “Música Barroca na Estrada” ofereceu gratuitamente os concertos quanto, em caráter sócioeducativo. De modo muito espontâneo e didático, o maestro e diretor artístico do grupo maestro Modesto Fonseca apresentou os músicos, assim como as especialidades de cada um, demonstrando nos instrumentos, peculiaridades, além da caracterização sonora.
A apresentação foi aplaudida de pé de centenas de pessoas. Dentre os muitos presentes estava a professora de música Flávia Freitas, que ainda extasiada com a beleza da orquestra considerou grandiosa a iniciativa. “Este é o melhor modo de promover a popularização da música erudita, de modo que nos permite conhecer conteúdo artístico diferenciado de localidades muito diferentes da nossa realidade”, disse.
A noite ganhou ainda maior brilho ao final da apresentação. Momento em que foi realizada uma homenagem ao maestro Fonseca. Muito feliz, ele destacou a alegria de poder realizar o espetáculo na cidade e ainda comemorar mais um ano de vida em uma ocasião tão especial.
“É um honra está aqui. E ainda ter a oportunidade de passar meu aniversário em um lugar tão especial como Cruzeiro do Sul. As palavras são poucas para expressar minha felicidade. Só tenho que agradecer a Deus”, disse Fonseca.
O evento, que busca fortalecer a cultura nacional, em patrocínio do Ministério da Cultura, do BNDES e parceria da Coordenação de Cultura da UFMT.
www.tribunadojurua.com – Dayana Maia