O projeto “Viver de brincar, trabalhar quando crescer”, patrocinado pela Petrobras, revela talento de crianças carentes do município.
O projeto foi desenvolvido pela Pastoral do Menor que está sob a responsabilidade da Diocese de Cruzeiro do Sul. Mais de 130 crianças participaram durante seis meses de vários cursos. O que chamou a atenção no enceramento do projeto foram as artes criadas pelos alunos em telas coloridas. Os cursos de computação e música também foram destaques.
A coordenadora da Pastoral do Menor, Rosana Manuela, explicou que o projeto foi desenvolvido com o patrocínio da Petrobras com o apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. A maioria dos alunos beneficiados é de famílias carentes, muitos foram indicados por escolas do município, porque viviam em situação de risco.
Para atender a demanda de mais de 130 alunos, foi adquirida uma grande quantidade de material para o curso de pintura em tecido e tela, instrumentos musicais para as aulas de música e vinte computadores para montar um laboratório de informática.
Rosana disse ainda que foi formada uma equipe multidisciplinar com uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga para acompanhar os alunos e as famílias durante o projeto. Ela destaca que o projeto realizou um crescimento muito grande na vida das crianças, já que foram ensinados valores morais, familiares e evangélicos.
Segundo a coordenadora, o projeto terá continuidade, e dará novas oportunidades para outras crianças carentes que precisão de oportunidade para mostrar que são capazes de fazer a diferença no mundo marcado pelo individualismo.
www.tribunadojurua.com – Francisco Rocha