O roçador Francisco Airton dos Santos Negreiros, de 23 anos, funcionário do setor de limpeza pública da Prefeitura de Cruzeiro do Sul (AC), encontrou na segunda-feira (5) uma maleta contendo os cheques que foram levados durante o assalto ao empresário João Célio Gonçalves Gaspar, conhecido por João Garapa, no dia 30 de dezembro. Durante a ação, o policial militar Marcos Roberto Araújo do Nascimento foi morto com um tiro nas costas e morreu no hospital.
A pasta com o material foi encontrada em um terreno baldio, localizado na Rua Pernambuco, no bairro do Telégrafo enquanto o roçador realizava o trabalho de limpeza no local.
“Eu estava limpando quando a lâmina da roçadeira bateu na pasta preta, parei e vi que tinha vários cheques nomeados para o seu João Garapa, logo imaginei que seria dele. Um homem que mora perto de onde eu encontrei veio olhar e já chamamos a polícia, eles vieram e levaram a mala com os cheques”, explicou.
O comandante da Policia Militar, Lázaro Moura, acompanhado do delegado responsável pela investigação do caso, Luiz Tonine, concederam uma coletiva na manhã desta terça-feira (6). O delegado explicou que ainda não se pode divulgar os valores encontrados em razão das investigações e dos levantamentos ainda não terem sido finalizados.
“A maleta já estava violada, não sabe-se ainda se por ação natural ou de pessoas, e continha cheques, supostamente roubados no dia do crime”, explica o delegado.
De acordo com Tonine, todo material recolhido durante a investigação está sendo encaminhado para perícia. Segundo ele, havia cheques no chão e no asfalto.
“Solicitamos a perícia da maleta para tentar identificar, através das impressões digitais, as pessoas que nós suspeitamos”, enfatiza Tonine.
O comandante da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul, major Lázaro Moura informou que foi disponibilizado todo efetivo da segurança do Estado para a localização dos criminosos.
“O nosso objetivo maior é dar uma resposta à sociedade e até mesmo para a família do policial militar. Após o fato, todo nosso aparato de segurança pública, juntamente com o apoio da Polícia Civil foi disponibilizado em busca de capturar esses criminosos”, destacou.
As investigações contam com a participação da Polícia Militar, Civil, Federal e Iapen.
Entenda o caso
O policial militar Marcos Roberto Araújo do Nascimento morreu no dia 30 de dezembro, após ser baleado durante um assalto à casa do empresário João Célio Gonçalves Gaspar, em Cruzeiro do Sul. O policial foi alvejado com um tiro nas costas que atingiu o pulmão. Ele chegou a ser levado ao Pronto-Socorro, mas não resistiu e morreu na sala de cirurgia.
Vanísia Nery – G1 Acre