O presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Romário Tavares (PSDB), apresentou projeto de lei para que todo dia 22 de outubro seja comemorado o Dia do Líder Comunitário. A data, que simboliza lutas e conquistas do movimento, foi proposta por presidentes de bairros e moradores. A proposição segue agora para a sanção do prefeito Vagner Sales (PMDB).
“Sabemos da importância desses guerreiros em cada bairro da nossa cidade. É por meio deles que as comunidades fazem suas reivindicações e buscam melhorias em suas vidas”, comentou Romário Tavares.
Compreende-se como líder comunitário todo aquele que presta seus serviços à comunidade, de forma voluntária, em entidades como associações de moradores, creches, clube das mães, sociedades de amigos de bairro e outros. A prefeitura poderá promover uma semana de ações comemorativas alusivas ao dia citado.
O presidente da União Municipal das Associações de Moradores (Umam), Expedido Ribeiro, assim saudou a iniciativa de Tavares. “Sem nenhuma remuneração, o líder comunitário dedica seu tempo em ajudar pessoas e resolver os problemas coletivos do bairro. Nada mais justo do que honrar essa figura tão importante para a nossa cidade”, declarou ele, dizendo que o dia será um marco na vida de cada líder.
Depois do auge nas décadas de 80 e 90, onde tinha ligações com setores da Igreja Católica, o movimento comunitário passou por uma profunda crise de identidade e representatividade. Atualmente, em Cruzeiro do Sul, os líderes voltaram a ter apoio do governo do Estado e prefeitura. “Conseguimos respeito e estamos vendo as nossas reinvindicações serem atendidas, além de muitas parcerias a nós confiadas”, comentou o presidente da Associação dos Moradores da Várzea, Marivaldo Valente Figueiredo.