Chamado de “Movimento Compre do Pequeno Negócio”, iniciativa tem como meta fortalecer a economia
Em uma iniciativa inédita, foi lançado nesta quarta-feira (5) em todo o país um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.
Segundo Cídia Gomes diretora técnica do Sebrae Acre, o Sebrae de todo o Brasil quer estar cada vez mais próximo do pequeno negócio.
E como realização dessa vontade de enfrentar a crise econômica no país o Sebrae iniciou a criação do ‘’Movimento Compre do Pequeno Negócio’’, para marcar a necessidade de comprar do pequeno negócio. O movimento é um ato para tornar a economia brasileira muito melhor.
Vale ressaltar a importância de comprar do pequeno negócio para a valorização da cultura local, geração de novos empregos, impulsiona a produção local, a renda fica voltada para a cidade, circulando capital para os moradores.
As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total dos empreendimentos brasileiros, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas. sendo responsável por 52% da total de empregos no Brasil é o segmento que mais emprega.
O’’ Movimento Compre do Pequeno Negócio’’ estabeleceu o dia 5 de outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.
‘’Nossa bandeira, a marca do movimento demonstra o compromisso que estamos estabelecendo, um compromisso econômico e social. No slogan são duas mãos se entrelaçando em um ato de aperto de mão de compromisso, mas é mais do que isso significa razão e emoção e é por isso que o aperto de mão se envolve com o coração, ’’ declarou Cídia.
O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.
Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores.
A expectativa é que o 5 de outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia brasileira.
Tribuna do Juruá – Uiliane Barbosa