Objetivo é estar constantemente melhorando a qualidade do ensino e os indicadores educacionais do município.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Sul está capacitando, professores e coordenadores de ensino, das escolas onde estudam os alunos que serão submetidos ainda este ano, à Prova Brasil e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que constituem a base para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Segundo a coordenadora pedagógica, Elenízia Cavalcante, um professor com vasta experiência nas avaliações do Ideb está orientando os professores e coordenadores, que por sua vez estão repassando os conhecimentos aos alunos. “Os estudantes já recebem esses conhecimentos, mas eles estão tendo uma melhor noção de como essas avaliações externas são aplicadas, isso vai ajudar na hora das provas”, comenta Elenízia.
Outra ação importante da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no processo de formação dos professores, acontece em parceria com o Programa Escola Ativa do Ministério da Educação, que busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. São implantados recursos pedagógicos que estimulam a construção do conhecimento do aluno por meio da capacitação dos professores.
Neste mês, entre os dias 19 e 24, todos os professores da Zona Rural da rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul, num total de 86, estarão passando por mais um processo de aprendizado. Segundo a coordenadora de educação do campo, Maria José Caetano, o objetivo é estar sempre deixando os professores atualizados sobre as novas metodologias de ensino.
O secretário municipal de educação, Ivo Galvão, explica que o município tem investido na parte física como, por exemplo, a construção de escolas e aquisição de equipamentos e materiais para professores e alunos, mas não têm deixado de se preocupar com a qualificação de seus profissionais e principalmente com a qualidade do ensino.
Assessoria