No dia mundial de luta contra as hepatites virais, em 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul montou uma tenda na Praça do Centro Cultural, onde centenas de pessoas foram atendidas com exames, vacinação e esclarecimentos sobre a doença que é uma epidemia na cidade.
Segundo a secretária, Lucila Brunetta, foram atendidas 1300 pessoas. Com os testes rápidos de hepatite realizados, foram constatados 39 novos casos de hepatite B, doença silenciosa que afeta muita gente em Cruzeiro do Sul. “É um número muito alto que nos preocupa bastante. As pessoas precisam procurar os postos para se vacinarem. Nós já realizamos muitos trabalhos educativos explicando as formas de prevenção e a importância do exame que é oferecido gratuitamente”, comenta.
Muitas pessoas que passavam pelo centro da cidade se aproximaram da estrutura montada pela Prefeitura para realizar os atendimentos. “Acho muito importante a gente se prevenir, por isso, aproveitei o intervalo do meu almoço para vi aqui ser atendida” comentou a vendedora, Daiane Abadia
Os testes rápidos de hepatite e a vacina contra a doença são disponibilizados diariamente nos postos de saúde.
O que é Hepatite B?
Hepatite é o termo usado para a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, medicamentos e consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Hepatite B é o nome de um dos vírus que causam a hepatite.
Quando o fígado é infectado por um vírus, ele fica inflamado e sensível e pode também ficar inchado. As partes afetadas do tecido podem ser destruídas pela inflamação. A hepatite B é um tipo de hepatite séria e às vezes muito forte e fatal.
Como acontece?
A hepatite B é extremamente infecciosa. Este tipo de hepatite é normalmente transmitida através de secreções sexuais (como o sêmen, por exemplo) e sangue. Seringas e agulhas contaminadas também pode propagá-la. Se instrumentos como os utilizados para se fazer tatuagens e piercings não forem completamente esterilizados podem transmitir hepatite.
As mães que são infectadas com hepatite B ou são portadoras do vírus podem transmitir a doença aos seus bebês.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da hepatite B podem aparecer no período de 4 semanas a 6 meses depois da pessoa ter sido infectada pelo vírus. Muitas pessoas que desenvolvem o tipo crônico da doença têm somente sintomas leves ainda que o vírus possa estar danificando o fígado.
Os primeiros sintomas podem ser:
Perda de apetite, febre, mal-estar geral, fadiga, dor em determinadas juntas, náusea e vômito, alta de ar e gosto amargo na boca, urina de cor marrom escuro, pele e olhos amarelados, dor logo abaixo das costelas do lado direito, principalmente quando pressionadas, fezes de cor pálida e intestino mais solto do que o normal.
Como é feito o diagnóstico?
Contar cuidadosamente sua história clínica pode ajudar a determinar quando começaram os sintomas e como eles têm se desenvolvido e a suposição de como foi infectado. Seu médico precisa certificar-se de que esta inflamação não seja resultado de efeitos colaterais de remédios ou de uso de drogas, tais como abuso de bebidas alcoólicas.
O seu médico examinará sua pele, olhos e principalmente seu abdômen para verificar sinais de hepatite.
O diagnóstico é confirmado através de exames de sangue que mostrarão se o fígado está funcionando normalmente ou não, e qual o tipo de vírus está causando os problemas. Outros vírus também podem causar problemas hepáticos, como por exemplo, o “mononucleosis”.
Se o médico suspeitar que tenha hepatite crônica, danos sérios no fígado ou se o diagnóstico for duvidoso, uma biópsia deverá ser feita. Biópsia é um tipo de procedimento no qual agulhas são usadas para retirar uma pequena quantidade de tecido que é mandada ao laboratório para serem feitos os exames.
Como é tratada?
O tratamento usual para a hepatite B são repouso, uma dieta balanceada e abstinência de bebidas alcoólicas e certos medicamentos durante no mínimo 6 meses. Antibióticos não são eficazes no tratamento da hepatite. Exceto nos casos mais sérios, normalmente não se é necessária a internação hospitalar. Caso você fique fortemente desidratado, precisará ir ao hospital tomar soro por via intravenosa.
Se você tiver hepatite B crônica precisará de esteróides ou tomar injeções de interferon, uma droga anti-vírus. Discuta estas possibilidades com o seu médico.