Nesta terça-feira (01), comemorou-se o dia mundial de combate a Aids e a Secretaria Municipal de Saúde como sempre realizava trabalhos nesta data na zona urbana, neste ano também estenderam atendimentos ao Campinas, zona rural do município.
Em média, são cerca de 18 à 20 pessoas infectadas com o vírus HIV em Cruzeiro do Sul, a secretaria constantemente realiza campanhas de prevenção a doença.
“Neste ano, nós não detectamos novos casos, entretanto é uma busca contínua e principalmente um aconselhamento, porque esse é um vírus que é transmitido através do contato com sangue, ou por relações sexuais. Então é muito fácil ser transmitido e o Brasil vive uma constante campanha e as pessoas que tem o vírus são acompanhadas”, disse a Secretária Lucila Brunetta.
Apesar das campanhas durante todo o ano, o país ainda não conseguiu erradicar a doença, por ser uma doença que ainda traz vergonha para as pessoas. O tratamento se inicia pela conscientização de cada indivíduo que busca o tratamento.
“Nem sempre a pessoa vai dizer quantos parceiros ela tem, é uma questão de conscientização humana, então é um problema mundial, porém, o Brasil é o país que mais cuida e preserva a conscientização”, afirmou a secretária.
Tribuna do Juruá – Mona Moura