Em 2015, os casos de dengue caíram 22% em relação ao ano de 2014. De acordo com o secretário de endemias em Cruzeiro do Sul, os casos reduziram, mas ainda há necessidade de diminuição cada vez mais. De acordo com os gráficos de 2015, as localidades mais afetadas com a malária são: vila Santa Luzia,Canela Fina, São Pedro, Porto Velho e o bairro Nossa Senhora das Graças.
Segundo o secretário, a maior dificuldade encontrada é na falta de confiança dos moradores em relação as equipes de burrifação.
“Nós estamos encontrando grande resistência por parte da população na execução do serviço de burrifação. A gente sabe e mesmo assim ainda tem que ficar explicando pra população que o único meio e a ferramenta que nós temos contra a doença é fazendo a burrifação domiciliar”, explicou o secretário Hélio Cameli.
Durante este final de ano, a Secretaria Estadual de Saúde estará intensificando os trabalhos de prevenção contra a doença, para evitar que o índice da doença aumente até o final de dezembro, período de chuva.
Tribuna do Juruá – Mona Moura