A Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica está intensificando ações visando o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Segundo informações 180 notificações já foram registradas das quais 20 delas acabaram confirmados. Sendo que o4 casos foram importados de Porto Velho e Rio Branco e 16 aqui em Cruzeiro do Sul.
Já foram confirmados casos nos bairros Cruzeirão, Telegrafo Cobal, 25 de agosto, COHAB, Floresta e João Alves.
Com isso 30 agentes de vigilância em saúde estão percorrendo todos os bairros da cidade, fazendo visitas nas casas, inspeções nos quintais, tratando possíveis focos de proliferação do mosquito com produtos químicos ou de forma mecânica. Outras 12 pessoas fazem borrifação aplicando inseticida num raio de 300 metros ao redor dos locais onde foram detectados os casos da doença.
Também está sendo feito trabalho diário de investigação epidemiológica dos casos, com coleta de material para sorologia.
A Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica Milena Lopes, chama a atenção da sociedade e pede apoio quanto à limpeza de quintais, tambores, tanques e barris que são locais onde o mosquito pode se reproduzir.
Os sintomas da doença são dor no corpo, juntas e febre. É aconselhável as pessoas não se automedicarem. A orientação é se hidratar bastante e procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima.
O Laboratório Municipal que está funcionando provisoriamente no PAN, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde está apto a realizar o exame para a confirmação da doença, com o resultado ficando pronto no mesmo dia.
Um fluxograma de atendimento de Dengue está estabelecido e todo paciente suspeito de dengue deve procurar as Unidades Básicas de Saúde, laboratório, grupos A, B, C e D. Nos finais de semana, feriados e a noite deve procurar o Hospital Regional do Juruá. Pacientes do grupo A, são encaminhados para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde. Grupo B ao Hospital Dermatológico e os grupos C e D são encaminhados para o Hospital do Juruá.
Tribuna do Juruá – Adelcimar Carvalho