Várias entidades se uniram na ação ambiental
Durante todo o dia a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), 61 Bis, estagiários da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Instituto Federal do Acre (Ifac), Marinha do Brasil, Polícia Militar, Colônia de Pescadores e Setor de Limpeza, através da Secretaria Municipal de Obras, estiveram reunidos às margens do Rio Juruá realizando trabalhos de fiscalização, educação ambiental e limpeza das praias. Na ocasião foram realizadas, ainda, ações de combate à pesca predatória.
Na última semana a fartura de peixes, durante a piracema no Rio Juruá acabou gerando um grande desperdício de pescado, com a matança de milhares de peixes. Durante o mutirão realizado nesta manhã, diversos pescadores foram orientados sobre a forma correta de pesca, sem gerar agravos para o meio ambiente.
Segundo o chefe do Imac, Isaac Ibernon, é importante orientar os pescadores. Ele explica que de acordo com uma instrução normativa do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é proibido a utilização de recuca (rede de arrasto), fechar o rio e deve-se respeitar uma certa distância entre uma manga (malhadeira) e outra. As malhas utilizadas devem ser de pontos de no mínimo 30 milímetros.
“Vimos o estrago que existiu durante essa piracema. Estamos trabalhando juntos, primeiramente para fazer a parte de educação ambiental, obviamente que existem algumas situações que deve ser feito o que a legislação manda. Existe a previsão de uma piracema, talvez maior que essa, vindo no final do mês, e nós estaremos fazendo uma ação contínua de educação ambiental e também fiscalização, para não ter o estrago que teve esse ano”, explicou.
Os trabalhos de fiscalização estão sendo realizados desde segunda-feira(05) pelo Imac, PM e Marinha, e a partir desse sábado as outras instituições continuam com os trabalhos de educação ambiental e limpeza das praias.
“ Essa ação é importante pois leva a conscientização. Nós já temos esse calendário desde o início do ano, com parcerias trabalhadas ao longo do tempo. Já havia visitas agendadas com as comunidades ao longo do rio, já temos as agendas nos ramais, é um trabalho que se estende no município como um todo. E as instituições trabalham juntas, pois uma apóia a outra, pois seria impossível sozinhos realizarmos uma ação como essa”, finalizou a secretária de meio ambiente, Francisca Nascimento.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery