A partir desta semana, a inspeção dos veículos usados no transporte clandestino em Cruzeiro do Sul será intensificada.
A ação desenvolvida pelo pelotão de Trânsito é realizada em conjunto com a Polícia Militar e Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
A fiscalização abrange táxis, moto taxis e transporte coletivo. De acordo com o comandante do Pelotão de Trânsito em Cruzeiro do Sul, subtenente Araújo, um mapeamento dos principais pontos onde se concentram os clandestinos foi montado e, a partir de agora, a intenção é atuar de forma mais rigorosa no sentido de coibir a prática desse serviço irregular, e dar maior segurança aos usuários de transporte individual e coletivo.
“A ação será intensa, porque a prática do transporte clandestino é crime previsto em lei. De modo que só pode prestar esse serviço, quem estiver devidamente autorizado pelo município. Essa exigência vale tanto para taxistas e moto taxistas, como também para os motoristas do transporte coletivo”, disse.
De acordo com o levantamento feito, um dos principais pontos de transporte clandestino praticado por moto taxistas, por exemplo, é o centro da cidade, próximo aos mercados, onde se concentram um maior número de pessoas. Já os taxis piratas, são mais vistos fazendo rotas dentro de bairros mais periféricos ou ainda fazendo fretes para outros municípios.
Também já foi detectada, a utilização de vans clandestinas e até de ônibus no transporte intermunicipal sem a devida regularização. Outra descoberta feita, é que parte dos clandestinos também se caracteriza ou se apresentam como profissionais regularizados, que têm permissão para prestar o serviço. Por isso, o apoio da população é fundamental, para que as medidas sejam tomadas, além de também ser uma forma de prevenção.
“O que queremos com essa medida é dar segurança à população, evitando possíveis conseqüências desagradáveis que possam acontecer”, disse Valdecir Dantas, gerente a 1ª Ciretran, ao lembrar que para esse tipo de serviço só é permitido o uso de veículos e condutores regularizados.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia