Os detentos usaram um instrumento conhecido por “Tereza” para escalar o muro
Três detentos fugiram da Unidade Penitenciária Manoel Nery da Silva em Cruzeiro do Sul (AC) na madrugada do último sábado (06). A fuga aconteceu por volta da 2 h da manhã. Oito detentos tentavam fugir da unidade prisional, mas cinco deles foram recapturados pelos agentes penitenciários que realizavam rondas no entorno do pavilhão.
Os detentos César Melo do Nascimento, 23, o Cesinha, Francisco Jarisson de Oliveira Souza,30, conhecido como Caquim e Ivan Souza da Silva,21, o Gianekine conseguiram fugir da Unidade usando uma “Tereza”, instrumento feito com uma corda e uma garra de ferro.
Os oito detentos fizeram um buraco no pavilhão B, e com a ajuda da “Tereza” três conseguiram escalar o muro, os outros cinco foram flagrados pelos agentes. Cesinha cumpre pena por assalto, Caquim responde por tráfico de drogas e Gianekine cumpre a pena por furto.
Segundo o diretor do presídio, Marquiones Santos, os agentes penitenciários realizam buscas para capturar os foragidos.
“Depois que os agentes capturaram os outros cinco que tentavam também fugir, já iniciaram as buscas, a população também pode ajudar denunciando caso tenha pista de algum dos foragidos” falou.
No dia 24 de junho aconteceu uma outra fuga no presídio, os foragidos Valdemir da Silva Gomes e Abel Morais de Souza ainda não foram capturados. Os dois cumpriam pena em regime semi-aberto. Valdimir da Silva Gomes, 23, o “chicão” foi condenado a 10 anos de prisão por tráfico de drogas. Abel Morais, 27, o “Pitoca” cumpria pena por tentativa de homicídio, foi condenado a três anos e dois meses de prisão.
A Penitenciária de Cruzeiro do Sul, mesmo com a ampliação que aconteceu recentemente, tem capacidade para atender 224 presos, mas conta hoje com 590 detentos. O efetivo de agentes penitenciários que trabalham no lugar é de 129, segundo o diretor da unidade o número é suficiente para atender a atual demanda.
A população pode ajudar os agentes penitenciários na captura dos foragidos, caso tenha alguma informação sobre o paradeiro, através do telefone 190.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery