Golpistas através de ligações e mensagens falsas tentam extorquir dinheiro de vítimas
Não é de hoje que os golpistas tentam aplicar golpes pelo telefone. Nos últimos dias, aproveitando-se de promoções de emissoras televisivas, que sorteia carros, TVs e dinheiro a partir da compra de um pacote de torpedos SMS, muitas pessoas têm recebido mensagens falsas, comunicando grandes premiações.
A mensagem vem acompanhada de uma suposta senha e de um número de telefone para o qual a pessoa deve ligar. E aí moro o perigo. Cadastros com endereços e telefones fazem com que os mais desinformados acreditem no que está sendo ofertado.
As fraudes acontecem tanto em telefonia móvel como fixa. O telefone toca! E quando se atende uma voz diz: “Ligação gratuita premiada. Você foi contemplado e ganhará muitos prêmios.” É aí que muitos movidos pelo sonho de uma vida melhor acabam caindo.
Por mais absurdo que se possa imaginar, muitas pessoas caem diariamente nesses contos. Normalmente são pessoas fragilizadas por dívidas, por dificuldades, que acabam pagando para sentir um pouco de esperança de que seu problema esteja resolvido. Em Cruzeiro do Sul diversas pessoas já caíram no golpe.
Identificar pessoas envolvidas em quadrilhas especializadas em aplicar trotes, por telefone, de falsas premiações está cada vez mais difícil, principalmente porque a maioria destes crimes é coordenada de dentro de presídios espalhados por todo o país.
As fraudes de acordo com a Polícia na grande maioria são provenientes de dentro de presídios federais do estado do Ceará. Presos com acesso a aparelhos celulares fazem ligações aleatórias. E se passando por agenciadores, os estelionatários iludem as vitimas como promessas de dinheiro fácil.
“As frases mudam, o número se modifica, os valores crescem e os prêmios se multiplicam. Mas assim como o golpe é o mesmo, os prejuízos são incalculáveis e alerta é contínuo. É muito difícil identificar quem são os envolvidos nesse tipo de esquema. Por isso, a população deve ficar atenta e não e não deixar levar por estes criminosos”, finalizou o delegado de polícia, Elton Futigami.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia