Os agentes penitenciários do Presídio Manoel Nery da Silva de Cruzeiro do Sul (AC) conseguiram recapturar, no final da manhã de terça-feira (4), um dos dois foragidos do presídio, que efetuaram fuga na noite de segunda-feira (3). O presidiário Henrique Costa da Silva,de 23 anos, foi encontrado por volta das 11h30.
A direção do presídio recebeu a informação que o homem encontrava-se na casa de uma tia localizada no bairro João Alves. Os agentes foram até o local e reconduziram o foragido para a penitenciária.
“Soubemos que ele estava na casa de uma tia e os agentes penitenciários foram até o local e reconduziram ele para o presídio. Ele não esboçou nenhuma reação e a própria tia o entregou aos agentes. As prisões e buscas sempre são realizadas pela nossa equipe”, explicou Marquiones Santos Moura, diretor do presídio.
Henrique Costa da Silva é preso temporário e responde por tentativa de homicídio. O outro presidiário, Francisco Jacir Castro de Almeida, 29, que continua foragido, também é preso provisório e responde por tentativa de homicídio.
“Entendo que o preso em fuga sempre apresentará riscos à população. Ele deixa de ser um preso tranquilo, e, como o próprio nome já sugere, ele está em fuga para o que der e vier. Ele teve coragem de peitar os servidores armados. É importante que as pessoas que souberem do paradeiro dessa pessoa informe ao 190 e a unidade penitenciária, pois nossas equipes de busca ainda não cessaram”, esclarece o diretor.
Estrutura do Presídio
Atualmente o presídio Manoel Nery da Silva tem capacidade para 224 pessoas, mas atende 535 presos. O Bloco 3, onde aconteceram as fugas não existe muro, sendo vulnerável a essas situações. As celas ficam expostas com a falta da contenção, existindo o perigo de contato com pessoas que passam pelo local até outro pavilhão. Os presos que fugiram usaram serras para romper as grades, que podem ter sido entregues por pessoas que visitaram o presídio.
“Acreditamos que essa serra pode ter entrado por visitantes ou terceiros, porque a nossa unidade lamentavelmente não dispõe de um muro e fica um pouco vulnerável. Existe a perspectiva da construção de um muro para esse pavilhão, tem um projeto pronto, mas não está a minha ossada para declinar prazos ou datas prevista para inicio da construção dessa obra”, relatou o diretor.
Entenda o caso
Dez detentos do presídio Manoel Nery, em Cruzeiro do Sul, tentaram fugir na última segunda-feira (3) durante uma queda de energia no local por volta das 21h. Os agentes penitenciários conseguiram impedir a fuga de oito deles. Dos quatro que conseguiram fugir, dois foram recapturados enquanto se escondiam em um matagal próximo ao presídio, mas dois ainda estavam foragidos. Os homens usaram serras para romper as grades aproveitando a queda de energia, que durou cerca 15 minutos.
Vanísia Nery – G1