A ordem de serviço da grande obra que visa beneficiar os pescadores de Cruzeiro do Sul foi assinada na manhã de sábado (09) no local onde será construído o complexo de comercialização de pescado. Na mesma manhã foi inaugurado o Porto de embarque e desembarque conhecido como “Porto do Vagner”.
O porto fluvial construído com recursos próprios do município no valor de R$ 200 mil reais, foi totalmente revitalizado. O local é referência da região do Juruá de ponto de chegadas e partidas de embarcações dos mais diversos municípios, incluindo, cidades do Amazonas. O porto conta com uma área de 260 metros de pavimento asfáltico, com acesso livre e seguro, ladeado por sarjeta e meio fio e sinalização adaptada a nova estrutura.
Ainda durante a solenidade foi dada ordem de serviço à construção do Mercado do Peixe de Cruzeiro do Sul. A obra será erguida o lado do mercado da verdura. Com recursos provenientes de emenda parlamentar do Deputado Federal Gladson Cameli, no valor de R$ 1.504.822,14, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário o mercado terá prazo de cinco meses de execução, contando com 865 m2 , com 40 boxes e banheiros e bancas para venda de verduras.
Participaram da solenidade diversos pescadores, o representante da colônia de pescadores, vereadores, deputados, secretários, além do vice-prefeito e prefeito do município. Para o pescador José Ribamar a obra é de grande valia para toda a classe
“Nesse mercado que existe hoje, nós pescadores não temos a oportunidade de vender nossa mercadoria, agora com esse que será construído nós teremos uma grande oportunidade de aumentar nossa renda, pois estaremos vendendo direto para o consumidor, se falar nessa outra grandiosa obra que nos ajudará bastante que é o porto, fazendo com que o desembarque da nossa pesca seja facilitado, antes era muito difícil, nesses quarenta anos que pesco nunca vi obra tão fundamental como essa”, relatou o pescador ao destacar a sua felicidade com as obras.
As ações abrangem desde apoio técnico ao escoamento da produção e qualidade de vida, com iniciativas que levam respeito e cidadania. Segundo o presidente da colônia de pescadores, Elenildo Nascimento, as ações beneficiarão além dos pescadores a população em geral que terá acesso ao pescado com um preço mais acessível.
“É uma grande felicidade ver um benefício como esse chegando. Quando chega peixe na cidade não tem mais onde colocar esse pescado, nossos pescadores não tem um local adequado para colocar o peixe, e muitas pessoas não vem comprar devido a situação do mercado, que não dá condições de oferecer uma higiene como nossa população merece, e com esse novo mercado nós teremos um espaço amplo e adequado tanto para os pescadores como para a população, e junto com o mercado vem o porto, ficando perto do mercado ajudando a desembarcar a produção”, destacou o presidente da colônia de pescadores.
De acordo como o prefeito Vagner Sales os investimentos ampliarão ainda mais o abastecimento de pescado no comércio local.
“Estamos presenteando as pessoas que moram na beira do rio Juruá, como eu morei tantos anos. Essas obras contemplaram não somente os pescadores, mas também as pessoas que trabalham com hortaliças, que teram seu local reservado no mercado. E hoje fazemos ainda a entrega do porto, que é um sonho das pessoas que moram nesse rio. Não conto as vezes que cheguei de madrugada nesse local e tive que subir as beiradas as calças para poder desembarcar, devido a quantidade de lama. Isso era uma vergonha, um município como o nosso não ter um porto para embarque e desembarque. Essas obras serviram muito para nossa população, principalmente a ribeirinha”, enfatizou Sales.
O mercado do peixe será executado pela empresa NEGREIROS CONSTRUÇÕES CIVIL E ELETRICIDADES LTDA, ganhadora da licitação de CONTRATO DE N° 147/2013.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery