Os vereadores de Cruzeiro do Sul retornam às atividades na próxima quinta (01). Na programação do segundo período estão previstos a votação do orçamento municipal e a realização das sessões itinerantes. “Vamos trabalhar muito neste segundo semestre”, declarou o presidente da Câmara Municipal, Romário Tavares (PSDB).
No tocante às sessões solenes mancadas para este período, duas devem ter destaque. Com a presença da viúva do ex-governador Orleir Cameli, haverá uma homenagem a um dos homens mais importantes da história política do município. A Outra homenagem é para os soldados da borracha, que são reconhecidos como Heróis da Pátria e que, no próximo mês, podem ter suas pensões equiparadas aos dos expedicionários da Segunda Guerra Mundial.
Soldados da Borracha foi o nome dados aos brasileiros que entre 1943/e 1945 foram alistados e transportados para a Amazônia com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos da América (Acordos de Washington) na II Guerra Mundial.
Estes foram os peões do Segundo Ciclo da Borracha e da expansão demográfica da Amazônia. O contingente de soldados da borracha é calculado em mais de 50 mil, sendo na grande maioria nordestinos e, por sua vez, cearenses.
Depois de alistados, examinados e dados como habilitados nos alojamentos em Fortaleza, recebiam um kit básico de trabalho na mata, que era constituído de: uma calça de mescla azul, uma camisa branca de morim, um chapéu de palha, um par de alpercatas, uma mochila, um prato fundo, um talher (colher-garfo), uma caneca de folha de flandes, uma rede e um maço de cigarros Colomy.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal