Vencedora em três categorias, por dois anos consecutivos, no maior prêmio do Jornalismo Acreano, Luciana Teixeira mostra na simplicidade, receita infalível para o sucesso pessoal e profissional.
Neste ano, Luciana Teixeira mais uma vez fez bonito no prêmio Chalub Leite, ao conquistar todas as premiações do radio jornalismo, através das matérias “Foras da lei: amantes da velocidade”; “Mestres que aprendem para construir” e “10 anos da queda do avião da Rico”.
A sutileza das abordagens jornalísticas, marcadas pelo tom aveludado da voz, faz de Luciana Teixeira Barbosa de Abreu, presença diária no jornal A Gazeta, desde que assumiu o cargo de correspondente da emissora, na região do Juruá, há cerca de um ano.
Mas, a história dela na comunicação e bem anterior. Hoje com 14 anos de profissão, “Lú”, como é chamada carinhosamente pelos amigos, já passou por todos os veículos de comunicação de Cruzeiro do Sul, mas nem por isso tira o mérito do seu descobridor, o também jornalista Pedro Paulo Birimba.
“Aos 17 anos apresentava um programa evangélico no rádio. Ele ouviu minha voz e me convidou para apresentar um jornal com ele na rádio Integração. Para mim tudo foi uma grande e linda surpresa, pois não tinha nenhum conhecimento na área”.
A naturalidade daquela menina inexperiente se transformou ao longo dos anos em requintes de competência e profissionalismo. Hoje segura de si, com sorriso largo e mão sempre estendida, ela colhe bons frutos do trabalho plantado.
Próxima de concluir o curso de Comunicação Social, pela Universidade Federal do Acre, Luciana não lamenta ou arrepende-se de algo na carreira. Pelo contrário, os dez troféus já conquistados ficam guardados no melhor lugar da casa, manifestando o prazer de servir com excelência a população, baseada sempre em princípios aqui cultivados.
A carreira de prestígio profissional também acompanha uma vida familiar de harmonia. Mãe do pequeno Gabriel, fruto do casamento com o funcionário público Raimundo Abreu, a jornalista se diz realizada e grata pelas metas alcançadas, e finaliza dando o segredo do sucesso.
“Tudo que recebemos é resultado da nossa prática. Chegar até aqui foi uma grande caminhada, esta, que ainda continuo trilhando… Acredito que tudo vem pelas mãos de Deus, porque se não fosse a inspiração divina nada seria possível, finaliza a jornalista, com mesma simplicidade de sempre, ao falar da vida quando verdadeiramente vivida sem medo de ser feliz.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia