O prejuízo é estimado no valor de 4 mil reais
O famoso golpe do celular, realizado por presos ou facções criminosas normalmente de outros estados, acabou fazendo mais uma vítima em Cruzeiro do Sul. Um homem de 22 anos, após receber a ligação dos criminosos solicitando que inserisse crédito em vários números de celulares, procurou uma loja de conveniência de um posto de gasolina da cidade e acabou dando um prejuízo de mais de R$ 4 mil reais para loja.
Iludido pela promessa de um grande prêmio, o homem pediu que a atendente inserisse crédito em números diferentes de celulares à pedido do criminoso. Após efetuar a recarga o homem notou que se tratava de um golpe, mas já não havia mais tempo de recuperar o prejuízo dado na loja.
Sem entendimento com os donos da loja o homem foi encaminhado para delegacia de Cruzeiro do Sul por se negar a pagar o valor. A vítima do calote foi orientada pelo delegado a procurar a justiça cível, por não haver um crime. O delegado alerta que devam ser tomados cuidados especiais para não cair nesse tipo de golpe.
“Ao inserir crédito peça pelo menos um pagamento prévio, principalmente desses valores altos. É possível duvidar que uma pessoa insira R$ 4 mil reais de crédito e um celular, o poder aquisitivo da pessoa que inseriu esses créditos não permite a inserção desse valor. É preciso que essas pessoas que trabalham com esse tipo de produtos fiquem atentas”, alertou o delegado Luiz Tonine.
Entre as histórias e desculpas mais utilizadas pelos golpistas, para conseguir seus objetivos, vale mencionar principalmente as falsas promoções e concursos de companhias telefônicas, falsos concursos e sorteios de grandes empresas, o suposto prêmio quase sempre é um carro ou uma casa. Para ter direito ao prêmio a vítima precisa fornecer em curto prazo de tempo, entre outras coisas os números dos cartões pré-pagos, ou em outras vezes transferências de valores de contas bancárias.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery