Festival em Feijó-AC está entre os dois maiores eventos do estado. Festa é bancada exclusivamente pela Prefeitura.
A estrutura que envolve camarins dos artistas, som de alta qualidade, camarotes, barracas de vendas, estandes, palco, posto policial e de saúde, já está pronta. A festa será aberta nesta quinta-feira (11) com apresentações de atrações regionais e uma oportunidade para o público que admira a música gospel com a apresentação da cantora, Rose Nascimento.
Na sexta-feira é a vez de Reginaldo Rossi, no sábado grupo Parangolé e no domingo (14) fechando o festival se apresenta o grande astro romântico, Alexandre Pires. Durante esses dias também estará acontecendo no município o Festival de Praia. Toda uma estrutura na praia do Rio Envira em frente à cidade foi montada para receber um grande número de pessoas com toda segurança.
Pelos próximos 4 dias, Feijó será o centro das atenções no estado, recebendo milhares de pessoas de todos os municípios e até de fora do Acre.
O Festival do Açaí, a exemplo do ano passado é patrocinado exclusivamente pela Prefeitura de Feijó. O prefeito Dindin Ferreira que é do PSDB lamenta a atitude do governo do Tião Viana, em observar em primeiro lugar as diferenças políticas partidárias para não contribuir com um evento absolutamente tradicional, popular e que contribui com o desenvolvimento do município.
“Esse governo que está aí não é o governo do povo do Acre e sim governo do povo do PT, que só olha as prefeituras administradas pela Frente Popular. A população de Feijó está esperta e não será enganada. Eles vieram aqui anunciaram as ruas do povo e disseram que as máquinas iam roncar. Elas roncaram cerca de duas horas e foram levadas para outro lugar. Nem um tijolo foi colocado até agora. Se eles pensam que fazendo rua próximo da eleição vai ser bom, estão enganados. A população de Feijó tem um líder que está cansado de ser perseguido”, desabafa o prefeito.
Dindin Ferreira explica que o Festival do Açaí é um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores e que merece todo o investimento da Prefeitura, pois serve para divulgar o nome do município, o açaí, a cultura indígena e popular, o artesanato e ainda atrai investimentos para a cidade que tem crescido muito nos últimos dois anos.
“Investir dinheiro em um evento como esse que agrada a população é a garantia de que tratamos os recursos públicos com seriedade e que nenhum centavo é desviado daqui. Se o nosso povo tem festa é porque tem saúde, os postos são abarrotados de medicamentos, tem ruas pavimentadas, limpeza pública, pagamento atualizado. Construímos em média uma escola por mês, temos ramais recuperados sem ajuda do governo e do Incra, merenda escolar, concedemos reajuste aos professores, estamos construindo quadra de esportes, temos uma Prefeitura que é cartão postal da cidade, ruas recuperadas, limpeza urbana, construímos um abrigo das crianças, compramos 800 lotes de terra pra quem não tem e esse ano já levamos saúde a 14 mil ribeirinhos. Graças a Deus tudo aqui funciona, não agimos como administrações anteriores que realizavam um festiva sem expressão e deixava tudo pendente pra depois da festa”, lembra o prefeito.
Dindin explica que mesmo não tendo nenhuma ajuda do governo, o Festival do Açaí tem divulgado o nome do estado para o Brasil inteiro, porque a festa se torna cada vez mais conhecida.
A energia elétrica que será consumida durante o festival, a Prefeitura teve que pagar antecipadamente.
“Está tudo preparado e vai dar tudo certo se Deus quiser. Nós não estamos aqui pra baixar a cabeça. O festival aquece a nossa economia com os pais de família vendendo seus produtos, movimenta os restaurante e hotéis, o comércio em geral, mas o melhor de tudo isso é estar divulgando nosso município, a cultura e atraindo investimentos. Hoje muita gente está saindo de outros municípios para morar em Feijó, isso significa que estamos no rumo certo”, finaliza Dindin.