O programa integrado aos projetos DST, Saúde do Adolescente e Vigilancia Entomológica realizou uma atividade de encerramento no club do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), nesta quinta-feira (12), com os alunos e professores das escolas públicas.
O programa tem origem nacional e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul aderiu para aplicar na comunidade desde 2010. Pela manhã, a atividade teve como intuito, ensinar aos jovens práticas de prevenção na área da saúde, como cuidar do próprio corpo e ginástica. Já durante a tarde foram expostos a palestras educacionais e oficinas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, utilização de álcool e outras drogas, direitos humanos e amostras culturais.
O projeto inclui os Ministérios da Saúde e Educação. Dentre os outros municípios, Cruzeiro do Sul lidera com o projeto, tendo os melhores resultados nas escolas públicas. “Nós acompanhamos esses alunos durante o ano, e hoje eles irão sair mais capacitados, porque depois, eles vão atuar como multiplicadores na sociedade, trazendo informações corretas e de importância”, disse a coordenadora do programa saúde na escola, Hadyme Freitas.
Tribuna do Juruá – Mona Moura