A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou ao G1, neste sábado (19), que não renovou o contrato com a empresa terceirizada MM Ativa, que prestava serviços de limpeza em unidades de saúde de Rio Branco.
De acordo com o informativo,a renovação não foi feita devido às reclamações de que a empresa não estaria pagando seus funcionários.
Na quarta-feira (16), em protesto, os funcionários da empresa cruzaram os braços e paralisaram a limpeza do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco.
“A Sesacre esclarece que a vigência do contrato com a empresa MM Ativa, que presta serviços de limpeza em unidades hospitalares, chegou ao fim. O contrato não será renovado. Contudo, a Sesacre assegura que todos os pagamentos pela prestação de serviços foram feitos, restando apenas executar o repasse referente ao último mês de execução”, destacou em nota.
Um dos funcionários, Davi Carmo, de 35 anos, disse que está na empresa há 3 anos e com o salário atrasado há cinco meses só tinha arroz para comer.
“Jamais aconteceu de atrasar três meses. Às vezes diziam que a nota estava errada, mas depois diziam que o governo não repassava o dinheiro. Em casa, só tem arroz pra comer, além disso estou com muitas contas atrasadas”, dissena quarta.
A Sesacre também informou que não sabe quantos funcionários a decisão deve afetar e que os “funcionários da MM Ativa não possuem vínculos empregatícios com o governo, mas com a empresa, cabendo, portanto, a empresa prestar toda assistência e esclarecimentos a esses trabalhadores”.
O G1 tentou entrar em contato com os representantes da empresa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.