A ativista dos direitos humanos Joana D’arc Valente Santana afirmou que vai denunciar o tio do governador Tião Viana, Wilson Cruz das Neves, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. As declarações, feitas nas redes sociais, foram motivadas depois da prisão de seu irmão, João da Cruz Santana Filho (capitão da Polícia Militar), que teria oferecido dinheiro para uma menor fazer sexo. “Por denunciar oficiais janeleiros, eles prenderam meu irmão. O tio deles (Tião e Jorge) é um pedófilo, um monstro”, disse ela.
O suposto estrupo teria acontecido no início do mês e foi descoberto pela avó da criança, de três anos, que vive maritalmente há mais de seis anos com o professor de educação física Wilson Cruz das Neves, 57 anos, que é tio do governador Tião Viana e do Senador Jorge Viana.O caso estava sendo “abafado” pela polícia a mando de ordem superior, mas findou vazando depois que o acusado já estava na Unidade de Recuperação Prisional nº 04 “Papudinha”.
Wilson Cruz das Neves, após ser autuado no Artigo 217 do Código Penal por estupro de vulnerável, ele foi transferido para o Complexo Penitenciário Francisco D´Oliveira Conde. Depois de ter argumentado que era tio do governador, o que pôde ser comprovado por documentos pessoais, foi decidido que ele seria encaminhado a uma sela especial por ter nível superior.
A mãe da criança, uma jovem de 22 anos, que fez questão de falar sobre o ocorrido, diz que quer justiça independente de quem seja o culpado ou parente de quem. O governador Tião Viana enviou o seguinte posicionamento: “trata-se de um crime monstruoso, se culpado, independente de ser parente ou não, deve ser punido”.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal