A prefeitura de Porto Walter Zezinho Barbary (PMDB) visitou, na manhã de hoje (06), a Comunidade Besouro. Acompanhado de uma equipe técnica especialista em análise de água e perfuração de solo, ele garantiu a construção de vários poços artesianos que beneficiarão três comunidades e contemplaram mais de 150 famílias. Essas pessoas consomem água do rio Juruá e, em alguns, casos caminham cerca de 500 metros para poder ter acesso ao local.
Os poços terão reservatório elevado em concreto armado, sistemas de distribuição e adicionamento de cloro. Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. A sua profundidade é maior que a de um poço convencional e, em geral, suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais.
A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianças, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vítimas de diarreia causadas por micróbios. No Brasil, mais de três milhões de famílias não recebem água tratada. Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal