O governador Tião Viana e o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, receberam na manhã desta terça-feira, 10, um grupo de coreanos do Instituto Coreano de Desenvolvimento (Korea Development Institute – KDI), que está no Brasil visitando as ZPE’s (Zonas de Processamento de Exportação).
Das 22 ZPE’s existentes no país, apenas cinco receberá a visita do grupo. A ZPE do Acre, a única do país que está alfandegada, e logisticamente, mais interessantes para os sul coreanos, por está mais próxima dos portos asiáticos, tendo em vista, que temos saída para o pacifico pela transoceânica, está no roteiro do governo coreano.
Antes da visita ao governador, o grupo formado por três coreanos, esteve nesta manhã no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), onde participaram de uma apresentação sobre o perfil socioeconômico do estado. Em seguida, o grupo foi recebido pelo governador Tião Viana e o secretário Edvaldo Magalhães.
Tião Viana firmou o desejo de manter parceria comercial com a Coréia, e de ter empresas coreanas instaladas dentro da ZPE. “Em troca, nós só queremos emprego e salário para nossa população. Temos muito respeito pela capacidade de trabalho e inteligência do povo coreano. Sejam bem vindos”, concluiu o governador.
Jae Gon Park do Instituto Econômico de Indústria e Comércio da Coréia se disse entusiasmado com a capacidade de crescimento que o Acre possui. “Vejo que o Acre tem um grande potencial econômico e logístico. Nós estamos nos sentindo mais próximo do nosso país. Queremos descobrir todas as possibilidades de negócios, e vejo que o governo tem muita vontade de desenvolver seu estado”, explicou.
Agora à tarde o grupo estará visitando a ZPE, localizada no município de Senador Guiomard.
Jaqueline Teles (Assessoria da Sedens)