Ministério anuncia ao governador Tião Viana Linhão para o Juruá e produção de energia para áreas isoladas do estado.
O secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, promoveu nesta terça-feira, 2, uma bela surpresa para o Acre ao anunciar ao governador Tião Viana que seu ministério aprovou o projeto de construção do Linhão de energia elétrica em direção ao Vale do Juruá.
Estimado em cerca de R$ 300 milhões, o Linhão havia sido solicitado pelo governador Tião Viana em fevereiro deste ano e nesta terça-feira, para sua surpresa, veio o anúncio da obra que vai ligar os municípios do Juruá ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que gerencia mais de 96% de toda a energia elétrica de qualidade gerada no país.
Com tamanho e característica que permitem considerá-lo único em âmbito mundial, o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidrotérmico de grande porte, com forte predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários.
O SIN é formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Apenas 3,4% da capacidade de produção de eletricidade do país, que inclui a região do Juruá, ainda se encontram fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados principalmente na região amazônica.
Agencia do Governo/ AC – Romerito Aquino (Brasília)
Foto: divulgação